Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Manchas brancas nas unhas: O que são? Como tratar?

Apareceu uma mancha branca nas unhas? Desvendamos o que pode estar por trás delas e como lidar

Por Adriana Marruffo
5 jun 2024, 09h22

Seja você do time das esmaltações ou de quem curte a pegada natural, o cuidado das unhas é essencial para prevenir com que estas se tornem quebradiças ou adquiram fungos. Mas, um dos enigmas mais comuns é o surgimento de manchas brancas nas unhas, podendo aparecer esporadicamente. Um dos mitos mais comuns é que estas se relacionam à falta de ferro na dieta, enquanto outros temem que seja o indício de um problema maior. 

Se você já reparou nelas, a CLAUDIA conversou com Mônica Aribi, dermatologista e sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Ana Maria Pellegrini, dermatologista pela SBD e especialista em medicina estética, para desvendar o porquê. Veja mais a seguir:

O que são as manchas brancas nas unhas?

O surgimento das manchas brancas nas unhas não é aleatório, elas são chamadas de leuconíquia e são atribuídas a diversos fatores.

“Entre os motivos que podem levar ao surgimento de manchas ou pontos brancos nas unhas estão traumas – o que pode ocorrer em decorrência de pequenos impactos ou pressões – deficiências nutricionais, infecções fúngicas, alergias a produtos químicos e doenças de pele, como psoríase ou eczema”, explica a dermatologista Ana Maria Pellegrini. 

Continua após a publicidade

Elas também podem aparecer quando é realizada uma retirada de cutícula muito agressiva, por exemplo – então, cuidado na hora da manicure — ou devido ao hábito de roer as unhas, já que pode trazer dano à base da unha.

“Elas também podem ser devido a infecções fúngicas. Nesse caso, é uma micose superficial de unha que é dada por um dermatófito, o mesmo que dá outro tipo de micose na unha, que geralmente é o tricófito, mas ele pega só superficialmente”, diz Mônica. 

Quais deficiências podem desencadear manchas nas unhas?

Entre os motivos mais comuns para o surgimento das manchas estão as deficiências nutricionais, especialmente quando relacionadas à falta da vitamina A e do betacaroteno, que está presente na grande maioria dos legumes e frutas de cor alaranjada. 

Continua após a publicidade

“Elas também podem surgir da deficiência de zinco, cálcio, vitamina B6 e uma ingestão insuficiente de proteínas”, explica Ana. Portanto, é interessante dar atenção à dieta e, com ela, o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais essenciais. 

As manchas nas unhas podem significar um problema maior?

Um dos principais receios por trás do surgimento das manchas brancas nas unhas é a possibilidade delas envolverem uma síndrome ou problema de saúde maior do que uma simples ‘manchinha’.

“As manchas brancas não podem desenvolver um problema de saúde, mas elas podem ser sinal de um problema. Por exemplo, anemia e algumas doenças sistêmicas podem ter as manchas como sinal”, coloca Mônica  Aribi.

Continua após a publicidade

Como tratar as manchas brancas na unha?

Uma das soluções mais comuns de se ver na internet é a de lixar a superfície das unhas, porém, Mônica pontua que, na realidade, não é indicado lixar ou polir os pontos brancos, pois pode causar uma maior destruição da lâmina ungueal. Esse método pode levar ao aumento da mancha na unha.

“Para se livrar dos pontos brancos, é necessário que um dermatologista avalie e veja a causa e, então, tem que sanar. Nos casos de agressão à cutícula, a gente orienta alguns cremes à base de ureia ou óleos que nós manipulamos com algumas substâncias para fortalecer a unha, ou esses esmaltes fortificantes”, explica a dermatologista Mônica Aribi. 

Porém, a médica ainda revela que não é possível apenas retirar a mancha, sendo necessário acabar com o agente causal para o desaparecimento da imperfeição. 

Continua após a publicidade

“O primeiro ponto é a melhora na alimentação, com consumo de uma dieta equilibrada rica em vitaminas e minerais essenciais. A hidratação ajuda a manter as unhas hidratadas com óleos ou cremes específicos”, finaliza Ana.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.