Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Fonte da juventude: como manter a pele saudável

Quer chegar aos 40 aparentando 10 anos a menos? Conheça os alimentos e os hábitos que fazem toda a diferença – daqui a algum tempo, você vai nos agradecer!

Por Projetos Especiais Atualizado em 22 jan 2020, 01h14 - Publicado em 23 mar 2015, 16h51

Infelizmente ainda não descobriram como impedir o envelhecimento. Mais dia, menos dia, os sinais do tempo começam a surgir, denunciando o passar dos anos. Mas a boa notícia é que a alimentação equilibrada e os hábitos saudáveis podem ajudar a prolongar a juventude e a adiar o aparecimento de rugas por mais tempo.
Alimentos
Ricos em nutrientes antioxidantes, como vitaminas A, C e E, minerais como selênio e outros fitoquímicos – como flavonóides, catequinas e licopeno – protegem as células de diversas substâncias e do processo oxidativo causado pelos radicais livres, que levam ao envelhecimento. Assim, vale a pena consumir:

Vitamina C
Encontrada em todos os alimentos cítricos, como limão, laranja, mexerica, tangerina, maracujá, abacaxi, caju, morango, tomate, kiwi e frutas vermelhas.

+receita: salada de batata-doce com abacaxi

Vitamina E
Presente em cereais integrais, ovos (principalmente na gema), couve-flor e brócolis, óleos vegetais, gérmen de trigo, sementes e oleagenosas.

Vitamina A
Faz parte dos carotenóides, ou seja, vegetais de cor amarelo-alaranjada, como abóbora, mamão, cenoura, damasco e pêssego. Também está em vegetais verde-escuros.

Licopeno
Além de proteger a pele dos radicais livres, é um potente protetor do câncer de próstata para os homens. Encontramos em vegetais avermelhados como melancia, tomate e goiaba.

+receita: minialmôndega com molho de goiaba

Flavonóides
Podem ser ingeridos por meio do chá verde ou branco, da uva e do vinho tinto.

Catequinas
São componentes do cacau, do chá verde e do chá preto.

Continua após a publicidade

Selênio
Castanha-do-pará, salmão, sementes e óleo de girassol contêm este elemento. Sua carência pode causar esterilidade feminina, problemas de crescimento, infecções e até insuficiência pancreática. Melhor consumi-lo – não em excesso – e rejuvenescer a pele.

Fique de olho
“Evite o consumo excessivo de bebida alcoólica, cigarro, produtos extremamente processados como fast food, temperos prontos e embutidos, pois esses alimentos favorecem o processo de envelhecimento”, explica a nutricionista Deborah Torci.

O que fazer
– Durma bem, pois durante o sono, produzimos hormônios “rejuvenescedores”, como a melatonina e o hormônio do crescimento.

– Beba bastante água para eliminar as toxinas e os radicais livres combatidos pelos antioxidantes. “O costume de tomar ao menos 2 litros de água por dia mantém o vigor da pele e facilita o metabolismo”, explica a dermatologista Estrela Dalva.

– Use protetor solar. O excesso de exposição ao sol pode levar ao aparecimento de manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e, em alguns casos, câncer de pele. “O FPS para o dia a dia nunca deve ser menor do que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos (regiões mais sensíveis da pele) e 15 para o restante do corpo”, alerta a médica.

– Remova toda a maquiagem antes de dormir e faça uso de hidratantes ou produtos prescritos pelo dermatologista.
– Pratique atividades físicas que melhoram a circulação sanguínea e o metabolismo do organismo, combatem o estresse e melhoram a qualidade do sono.

– “Durante a prática de exercícios, o organismo aumenta a produção de endorfinas, substâncias que provocam sensação de bem-estar. E tem mais: os exercícios induzem a liberação de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, que auxiliam na redução do estresse e da ansiedade”, conta Moisés Marinho, coordenador técnico da Fórmula Academia. Além disso, o aumento do volume e do tônus muscular, e a consequente diminuição do percentual de gordura, fazem com que a pele apresente menos deformações e pareça mais jovem.

– Segundo o profissional, o ideal é iniciar os treinos intercalando pilates, alongamento e musculação com atividades aeróbicas, como bicicleta, dança, corrida ou natação. Desta forma, a fonte da juvente nunca vai secar!

Conteúdo produzido e validado pela Editora Abril

Continua após a publicidade
Publicidade