Como identificar seu tipo de pele: dermatologista esclarece
O diagnóstico influencia diretamente no sucesso dos tratamentos e procedimentos estéticos. Entenda
Com um dia-a-dia corrido e uma agenda lotada, nossos corpos acabam sentindo a adrenalina e reagindo a ela de formas diferentes. A pele, principalmente do rosto, é a parte que mais sofre – afinal, está exposta a todo tipo de impureza, às variações térmicas e às camadas de maquiagem.
Existem muitos cuidados possíveis e, felizmente, uma variedade incrível de produtos no mercado. Mas, para eleger o tratamento adequado, é preciso saber qual o seu tipo de pele.
Para sanar qualquer dúvida, conversamos com a dermatologista Monica Aribi. Ela ensina um truque infalível para descobrir em qual categoria você se encaixa.
Como descubro meu tipo de pele?
“Pegue um papel absorvente e o coloque por cima da face. Se o lenço ficar engordurado, sua pele é do tipo oleosa. Se apenas a Zona-T do rosto (testa, nariz e queixo) deixar o papel engordurado, sua pele é mista. E, se sua pele não apresentar gordura em lugar algum, ela é seca“, indica a especialista.
Além desses casos, seu rosto também pode apresentar características acneicas (com a presença de cravos escurecidos e espinhas) ou de pele sensível. Esses dois tipos apresentam características mais aparentes.
Confira cada uma das categorias:
Pele sensível
Esse é um tipo de pele que está sempre ligeiramente avermelhada. É uma pele que, se a pessoa sair de um ambiente quente para um frio, ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos muito condimentados, muda de cor para um tom vermelho.
Leia mais: 5 mitos e verdades sobre a acne
Pele acneica
Esse caso apresenta aspetos muito visuais, como poros dilatado, cravos e espinhas em diferentes graus. Uma pele acneica pode ser também oleosa ou mista.
Pele oleosa
O rosto com características de pele oleosa apresenta poros bem abertos e um aspecto brilhante. “Normalmente, a paciente que se encaixa neste quadro não consegue fazer muitas hidratações, por exemplo”, diz a médica. Por ser muito gordurosa, esse tipo de pele apresenta grande possibilidade de acne. Em muitos casos, a pele tem, pelo menos, acnes de grau 1.
Leia mais: Brilhe sozinha: Aprenda a tratar e prevenir a oleosidade excessiva da pele
Pele mista
A pele mista apresenta oleosidade na Zona-T e é levemente seca no resto das áreas do rosto.
Pele seca
Nesse caso, conforme a condição climática, a pele pode dar uma leve sensação de repuxamento e até levar à descamação. Quanto às acnes, esse tipo de pele não possui quase ou nenhuma probabilidade de acne.
Leia mais: Mulher perde 90% do seu cabelo devido estresse com o casamento