Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

“O que é a poesia marginal?”, com Luz Ribeiro e Deusa

As batalhas de poesia falada, conhecidas como “slam”, dão voz às mulheres de periferia, contam histórias e compartilham dores e alegrias.

Por Gabriela Kimura
Atualizado em 17 jan 2020, 17h07 - Publicado em 14 mar 2017, 18h57

Você já ouviu falar de slam? Do inglês, o termo ganha cada vez mais espaço e força nos cenários culturais brasileiros, principalmente na periferia. São as chamadas competições de poesia, nas quais é preciso declamar a sua durante um tempo específico e sem artifícios musicais, usufruindo de gestos, danças e muita linguagem corporal.

Veja também: Campeonatos de slam ganham adeptos na cidade

Um dos principais nomes do movimento na capital paulista é a poeta Luz Ribeiro. No ano passado, ela ganhou a competição nacional e conquistou a tão sonhada vaga de batalhar pelo reconhecimento brasileiro no Campeonato Mundial de Slam, que ocorrerá em maio na França. Com uma presença marcante, sorriso aberto e muito verbo para soltar, ela conta como a poesia mudou sua vida, juntamente com a criação dos espaços para o slam. Fundou o Slam das Minas SP – junto de Mel Duarte e outras mulheres -, um espaço para receber mulheres, incentivar a poesia e garantir uma vaga feminina nas finais nacionais dos campeonatos que buscam o mundial.

Continua após a publicidade

E, se for para falar de poesia, precisamos falar sobre a Deusa. Assim como Luz, ela também competiu nos principais slams da cidade e se tornou uma das finalistas no Slam BR. Faz poesia com uma beleza ímpar, toca nas feridas e fala sobre ser mulher, preta e pobre. Sobre como é sustentar a autoestima diante de tantos ataques, tanto preconceito latente que em nada é “velado”. Por onde passa, Deusa arrepia e emociona com seus poemas e leva sua mensagem para outras mulheres também encontrarem nas palavras um escape para o que mora dentro delas.

Aperte o play e confira também o papo sobre feminismo negro que rolou no MDEMULHER no Dia Internacional das Mulheres.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.