PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Relógios da Violência mostram a importância da Lei Maria da Penha

O Instituto Maria da Penha celebra os 11 anos da lei com uma ação especial e dá o recado: #TáNaHoraDeParar!

Por Priscila Doneda
Atualizado em 20 jan 2020, 09h09 - Publicado em 7 ago 2017, 12h50
 (Relógios da Violência/Reprodução)
Continua após publicidade

Você sabia que, a cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil? Que, a cada sete segundos, uma mulher é vítima de perseguição? E que, a cada dois minutos, uma mulher é vítima de arma de fogo? Pois é, #TáNaHoraDeParar.

A violência doméstica e familiar contra a mulher passou a ser considerada crime a partir da aprovação da Lei Maria da Penha (11.340/2006). Com ela, as vítimas podem denunciar seus agressores por violência física, sexual, moral, patrimonial e psicológica.

Veja mais: Estudo aponta a efetividade da Lei Maria da Penha

E a lei foi aprovada em 7 de agosto de 2006, há exatos 11 anos. Em virtude da data, o Instituto Maria da Penha (IMP) está lançando a campanha e a plataforma “Relógios da Violência”.

Nela, é possível saber quantas mulheres já sofreram diversos tipos de violência ao longo das horas do dia – e os números impressionam negativamente. Além disso, você encontra informações sobre atos violentos, o que fazer para ajudar uma vítima e ainda pode apoiar a causa com doações para o IMP.

Além disso, com o apoio do MdeMulher e de Claudia, a ação conta com Facebook Lives, que serão transmitidos ao longo do dia. Às 15h, uma interessante conversa sobre violência física e sexual e, às 19h30, um debate essencial sobre a violência contra a mulher negra. Não tem como perder!

Continua após a publicidade

O principal objetivo da campanha é que ela ajude a conscientizar sobre os tipos de violência contemplados pela Lei Maria da Penha, encorajando as denúncias.

Em 2016, a Lei Maria da Penha foi considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das três melhores legislações do mundo no combate à violência contra a mulher.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.