PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Dificuldade para ler? Confira 5 dicas para recuperar a concentração

Pratique e reencontre o seu prazer pela leitura. Veja ainda quatro sugestões de livros levinhos para ler

Por Ligea Paixão (colaboradora)
8 out 2021, 16h39
leitura
 (Foto: Thought Catalog/Unsplash)
Continua após publicidade

Só quem tem o hábito de ler como um dos hobbies preferidos e já se pegou lendo e relendo diversas vezes o mesmo parágrafo ou linha de um exemplar sabe o que é se sentir frustrada por não conseguir desenvolver um momento de leitura prazeroso.

Essa sensação é causada, principalmente, pelo pior vilão do século XXI: o cansaço mental. Ocasionado pela saturação de informações e pensamentos em nosso cérebro, o esgotamento cognitivo se intensificou ainda mais com a pandemia e o uso dos aparelhos digitais – o que em momentos chega a ser abusivo.

Mas agora o dilema é: como recuperar a concentração para retomar a leitura daqueles livros que estão parados e empoeirados na estante?

Separamos aqui algumas dicas básicas para você que deseja recuperar o seu prazer pela leitura e que te ajudarão a comemorar o Dia Nacional da Leitura, na terça-feira 12, sem peso na consciência. Confira:

1. Em que nível você está?

Parece clichê, mas o primeiro passo é sempre fazer um diagnóstico! Talvez quando você deixou de se entregar à leitura você estivesse se dedicando a obras complexas da época do romantismo ou realismo, por exemplo, mas o erro pode estar em exigir tanto da sua mente, neste momento.

O segredo para se reconectar é voltar alguns passos. Não há problema algum em apostar num romance levinho que você amou ler na juventude, pegar pequenos livros de poesia ou, quem sabe, ler novamente a coletânea daquele autor que você sempre achou que escrevia diretamente para você e se tornou seu amigo íntimo. Lembre-se: o importante é sentir prazer durante a leitura.

2. Distrações? Não!

Constantemente nós estamos rodeadas de distrações. Pessoas falando, televisão ligada, celular tocando e vibrando o tempo todo, entre tantas outras realidades. Mas, um dos pontos cruciais para retomar a concentração para ler é eliminar as distrações. Se possível, desative as notificações e desligue os aparelhos que produzem sons que podem te distrair. Procure ou crie um ambiente que você sabe que conseguirá se concentrar.

Continua após a publicidade

via GIPHY

3. Estabeleça seu ritual

Para quem ama ler, o momento da leitura não é apenas uma ocasião qualquer, é um evento! De qualquer forma, para cada pessoa este é um momento único, então por que não criar um ritual em cima disto, ou começar a colocá-lo em prática novamente caso você já o tivesse?

Seja tomando a sua bebida favorita, comendo um chocolate, aconchegada ao seu pet em uma cama confortável, sentada em sua poltrona com sua almofada favorita ou na beira da janela aproveitando a luz natural, todo ritual individual é válido. Combine estas ações prazerosas com o hábito de ler e verá o quão gostoso será voltar ao universo literário.

4. Se entregue a leitura

O legal do Dia Nacional da Leitura é que, coincidentemente, é comemorado junto com o Dia das Crianças para nos lembrar que a nossa imaginação e criatividade não podem nos abandonar nunca, principalmente na hora de criar o cenário perfeito dos livros em nossa cabeça.

Continua após a publicidade

Se entregar à leitura não é apenas discorrer linhas, mas é entrar na história, aspecto que toda leitora conhece bem. É se encontrar e se perder. Visualize cada cena que for detalhada na obra que você escolheu.

5. Respeite seus limites

Toda boa leitora em seu auge literário já fez a proeza de ler um livro de mais de 100 páginas em apenas um dia e esse feito, sem dúvidas, martela em sua cabeça com o seguinte pensamento: “Como que eu naquela época lia tanto e hoje só consigo ler 10 páginas por dia?”. Apague esta nuvenzinha de pensamentos e respeite seus limites!

Hoje, você se encontra em um outro momento da sua vida, sob perspectivas e realidades diferentes e já pôde reconhecer isso na dica 1 (releia, se necessário). Isso significa que, agora, esse é o seu melhor. Com o tempo, se acostumando novamente com as palavras, é possível que você leia a cada dia mais páginas, em um espaço de tempo menor. Tudo é uma questão de prática e persistência. Parece pouco, mas é o início.

6. Pratique a troca de experiências

Geralmente duas características que marcam muito quem gosta de ler são a curiosidade e a necessidade de trocar informações. Em nossa cabeça, isso parece que amplia o gosto para se dedicar à opção de leitura separada. Portanto uma das dicas baseia-se nisso. Procure pela opinião de outras pessoas sobre a obra que você está lendo, como uma espécie de grupo de leitura. Compartilhe suas percepções e instigue outras pessoas a ver com os seus olhos e vice-versa.

Continua após a publicidade

via GIPHY

Dica extra: Medite

A meditação ainda é vista como um tabu por muitas pessoas, mas é uma das melhores formas de encontrarmos o nosso ponto de equilíbrio, portanto, pode ser interessante praticá-la momentos antes de iniciar a leitura.

Talvez, você não goste da ideia de ficar sentado imóvel, por isso é importante conhecer outras formas de meditação. Colocar uma música da qual você goste e curti-la por alguns minutos, ou assumir qualquer posição confortável para você em um ambiente calmo, concentrando em seu corpo e respiração, são ótimas alternativas de meditação e mindfulness.

Agora que você já tem ótimas dicas para recuperar a concentração na hora da leitura, confira 4 sugestões de livros levinhos para retomar o hábito:

A casa dos novos começos

casa dos novos começos
(Foto: Editora Arqueiro/Reprodução)
Continua após a publicidade

Este romance levinho nos apresenta três mulheres: Rosa, Georgie e Charlotte. Todas elas estão passando por um momento em que parecem ter se perdido em sua própria história, mas quando se conhecem, a esperança renasce, a amizade floresce e um novo capítulo se inicia em suas vidas.

Cadê você Bernadette?

Cadê você bernadette
(Imagem: Companhia das Letras/Reprodução)

Publicado em 2012, o livro foi uma das obras mais queridas em seu ano de lançamento, tanto que ganhou uma versão para os cinemas em 2019. Cadê você Bernadette? é o retrato de uma filha que se lança na busca por sua mãe imperfeita, a qual ela ama incondicionalmente.

O livro dos ressignificados

O livro dos ressignificados
(Imagem: Editora Paralela/Reprodução)

Esta coletânea de poesias do brasileiro João Doederlein veio para dar novos significados às palavras. Construída pelo poeta de forma moderna e sensível, esta antologia também leva o leitor a ressignificar sentimentos. 

Continua após a publicidade

Simplesmente Acontece

Simplesmente Acontece
(Imagem: Editora Novo Conceito/Reprodução)

Se a sua ideia é se reconectar literalmente através das lembranças, esse querido livro é, sem dúvidas o recomendado. A trama gira em torno de Rosie e Alex, dois melhores amigos que compartilham um sentimento amoroso mútuo, mas que por anos, nunca admitiram isso um ao outro. Esta é uma história sobre duas pessoas destinadas a estarem juntas, não importa quanto tempo passe.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.