Clique e assine com até 75% de desconto

Cuide da máquina de lavar e fique livre de manchas nas peças

Com alguns truques caseiros, você elimina as marcas de travesseiros e tapete, molho de tomate e também mantém a cor da roupa mais vibrante

Por Karla Precioso Atualizado em 21 jan 2020, 23h48 - Publicado em 19 abr 2015, 07h00

Quer que seu eletrodoméstico dure muuuito? Então, em primeiro lugar, jamais abarrote o tambor com muitas roupas. É preciso sobrar espaço para a água e as peças se movimentarem. Siga sempre as instruções do fabricante quanto ao peso recomendado. No final do processo, deixe a tampa aberta para arejar e prevenir o mofo. De tempos em tempos, retire o compartimento de sabão e lave com água morna. Faça também uma lavagem de manutenção no ciclo delicado com a máquina vazia. Use apenas um copo de vinagre branco para remover o limo. É simples assim manter ela nos trinques, viu?

Cor tinindo

Para a roupa escura não desbotar, acrescente um punhado de sal ou duas colheres (sopa) de vinagre à água da máquina de lavar.

Sem manchas

Elimine manchas de travesseiro com uma esponja úmida e sabão para roupas delicadas. Tire o excesso e seque com secador ou ao sol.

Molho de tomate? Resolvido!

Remova molho de tomate com um pouco de suco de limão. Esfregue no local, em seguida, enxágue e deixe secar. Se ainda restar vestígios, molhe a peça com a mistura de 1/4 de xícara (chá) de água morna, 1/2 colher (chá) de detergente e 1 colher (sopa) de vinagre branco e deixe agir por 15 minutos. Enxágue e lave como de costume.

Antiferrugem

Para retirar esse tipo de mancha em tecido, cubra a área com sal e suco de limão. Coloque no sol por cerca de 20 minutos, depois cubra com um pano branco e passe o ferro quente. Assim que o sinal de sujeira sair, lave a roupa normalmente. Em objetos, esfregue-os só com suco de limão e palha de aço.

Sal e vinho

Remova marcas de vinho com uma quantidade generosa de sal. Deixe por alguns minutos, varra ou passe o aspirador. Manchas de copos em móveis de madeira são eliminadas com uma mistura de óleo e sal (faça na proporção de uma medida de sal para duas de óleo). Passe na superfície e retire com um pano seco. Acabe com a gordura de alimentos no sofá aplicando um punhado de sal sobre ele. Deixe por 15 minutos e remova o excesso.

Tapetes livres de manchas

Peça importante na decoração, ele dá um toque de aconchego ao ambiente, além de proteger o piso de riscos. Mas, como geralmente fica exposto à passagem das pessoas, é comum aparecerem algumas manchas. Tudo bem! Elas podem ser removidas com ingredientes naturais ou misturas simples. Para marcas de frutas ou vinho, esfregue álcool ou vinagre branco. Outra opção é usar uma solução de amônia diluída em água fria (coloque uma parte de amônia para três partes de água). A receita também ajuda a reavivar as cores. Café sai fácil se você esfregar imediatamente uma pedra de gelo no local.

Continua após a publicidade
Publicidade