Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Outubro Rosa: Revista em casa por 10,99

Documentário protagonizado por mulheres aborda força do empreendedorismo

Conheça a história de Neurilene, Elidiana, Antônia e outras empreendedoras que mudaram de vida por meio da gastronomia

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 jun 2022, 18h21 - Publicado em 2 jun 2022, 16h25
Consulado da Mulher
Neurilene, Elidiana e Antonia encontraram no empreendedorismo força para enfrentar muitas barreiras (| Fotos: Consul/Divulgação)
Continua após publicidade

Empreendedorismo. Essa palavra, que parece sofisticada quando dita em voz alta, é, a verdade, sinônimo de sobrevivência para milhares de brasileiras. Segundo um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no último trimestre de 2021, o volume de mulheres à frente de um negócio no Brasil subiu para 10,1 milhões – o resultado ultrapassa o registrado em 2020 e se equipara aos últimos três meses de 2019, ano que antecedeu a pandemia.

Para essas mais de 10 milhões de brasileiras, empreender é sinônimo de encontrar um meio de sustentar a família e criar a coragem de enfrentar muitas barreiras para iniciar o próprio negócio como empreendedoras.

Essa batalha diária enfrentada por tantas mulheres é exibida na série documental “Todo Dia É Dia“, projeto criado pela Consul. Ao longo de 8 episódios, todos disponíveis no YouTube, a produção conta as histórias de 11 mulheres, de diferentes regiões do país, que conseguiram mudar suas vidas e a de suas famílias após acreditarem em si e abrirem o próprio negócio com apoio do Consulado da Mulher.

Neurilene, documentário Todo Dia é Dia, Consulado da Mulher, Consul
Em seu episódio, Neurilene conta como foi abrir o Sumimi, primeiro restaurante da Comunidade Indígena Três Unidos, no interior do Amazonas (| Foto: Consul/Divulgação)

A série é produzida em parceria aos diretores de cinema Murilo Meola e Letícia de Bortoli. Juntos, ao longo de vários dias, eles mergulharam no universo do empreendedorismo feminino em mais de 30 horas de entrevistas e 15 mil quilômetros rodados.

Cada episódio conta a história de uma personagem da vida real, como a Neurilene, uma indígena que abriu o primeiro restaurante da Comunidade Indígena Três Unidos, no interior do Amazonas; ou da Antonia, que após se curar de um câncer, resolveu deixar o emprego e trabalhar com o que sempre sonhou: doces e salgados.

Consulado da Mulher

Idealizado pela Consul, o Instituto Consulado da Mulher é um projeto que incentiva e viabiliza geração de renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas, investindo no empreendedorismo feminino. Nos 20 anos de atuação da iniciativa, mais de 37 mil pessoas já foram beneficiadas e 1 387 projetos já foram apoiados por todo o Brasil.

“O Consulado da Mulher é um facilitador, pois descomplica e traduz o mundo do empreendedorismo formal para o informal. As histórias das 11 mulheres do documentário têm conexão com o momento que muitas outras estão vivendo, de dificuldade financeira, de desacreditar no próprio potencial, de ter o sonho de abrir um negócio, mas não achar que é capaz. Queremos reforçar o poder dessas mulheres e mostrar que sonho impossível é aquele que ninguém tentou realizar”, explica Allyne Magnoli, Diretora de Marketing da Whirlpool.

Continua após a publicidade

No ano passado, pela primeira vez, o Consulado da Mulher realizou uma pesquisa com mulheres que passaram por seus programas de capacitação, entre 2016 e 2019, para entender o impacto de suas atividades ao longo do tempo, de 3 a 5 anos após a assessoria. O levantamento apontou que 80% das entrevistadas continuam empreendendo, 89% continuaram aumentando o faturamento e 55% seguiram fazendo reformas e melhorias na casa e no negócio após o programa. 

Assista aos episódios:

NEURILENE (RESTAURANTE SUMIMI)

Neurilene é uma das líderes do grupo indígena Kambeba e fundou, junto com sua família, a aldeia modelo Três Unidos, localizada às margens do baixo Rio Negro. Além de cuidar da comunidade local como técnica de enfermagem, Neurilene mudou a realidade da região ao empreender no primeiro restaurante à beira rio do local, no qual emprega 10 mulheres indígenas. Mas o jogo entre tradição e inovação sempre traz desafios, e essa jovem mãe de três filhos precisa enfrentar a estrutura patriarcal para manter o sustento das famílias de suas colaboradoras, mesmo durante a implacável pandemia do Covid-19. Assista:

Continua após a publicidade

ANTÔNIA (DOCE ENCANTO)

Antônia cresceu na periferia de São Paulo e sempre sonhou em ter o próprio restaurante. Mãe de 3 filhas, trabalhava em dois empregos para ajudar no sustento da família. Ao descobrir, ao mesmo tempo, um câncer e uma nova gravidez, decidiu pedir demissão e usar o dinheiro da rescisão para vender bolos e tortas na porta de uma faculdade. Com a cabeça repleta de sonhos e reflexões, ali começou a sua trajetória empreendedora, que a transformou, em suas palavras, em “uma mulher segura que encontrou seu caminho”. Assista:

ELIDIANA (DIANA’S DOCES)

Continua após a publicidade

Elidiana era uma menina que não tinha sonhos. Desde muito nova, trabalhava duro para ajudar a mãe com o sustento da família. Quando cresceu, encontrou na cozinha a sua vocação. Começou a empreender distribuindo doces pelas fábricas do polo industrial de Rio Claro/SP, e hoje administra o próprio negócio há mais de 15 anos. Elidiana demorou muitos anos para reconhecer o seu valor. E hoje, como empreendedora e dona do próprio destino, aprendeu a sonhar. Assista:

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.