Com o Food Design, Mariana Bacci reinventa um futuro sustentável para a alimentação
À frente de relevantes projetos internacionais, a jornalista inventiva busca soluções sustentáveis para combater a fome e o desperdício

Durante anos, Mariana Bacci contou histórias, conectou pessoas e usou sua curiosidade e escrita para trabalhar. Mas, aos 40, decidiu mudar de rumo. Mergulhou de cabeça no food design, campo de atuação ainda pouco conhecido que repensa o sistema alimentar como um todo — do campo à mesa, de forma sustentável e inovadora.
“Quando você é jornalista, você conta a história. Mas como designer, você está dentro do processo como agente de transformação”, conta.
Paixão que vem do prato
Nascida em São José dos Campos, Mariana se interessou pela gastronomia logo cedo. Ainda jovem, estranhou que seu restaurante favorito mantivesse o mesmo cardápio desde 1968. Intrigada, resolveu buscar novas experiências gastronômicas em São Paulo. Ela, que iniciou sua carreira como assessora de imprensa, sem foco em gastronomia, descobriu sua paixão pelo food design ao atender clientes da área que já desbravavam o meio.
Hoje, aos 46 anos, a profissional enxerga os sistemas alimentícios por uma nova lente, olhando principalmente para seus desafios, como o desperdício e a fome. Aqui, se engana quem pensa que food “design” se preocupa apenas com a estética. “Design é sobre projetar, e projetar exige propósito. Se não for sustentável, não é inovador”, diz.
Sintonia entre criatividade e propósito
À frente do The Singular Foods, rede de food designers da qual é diretora, atua com profissionais de diferentes áreas, do marketing à gastronomia, para desenvolver soluções para desafios complexos da alimentação, que impactam trabalhadores e consumidores.
Os projetos envolvem desde curadorias gastronômicas até experiências imersivas e iniciativas de upcycling — como em um workshop realizado pela jornalista, no qual embalagens de azeite que iriam para o lixo se tornaram vasos e lustres.
Em maio deste ano, Mariana liderou a delegação brasileira no Food Design Festival, evento internacional da área realizado em Bogotá. Entre seus planos, está a realização da 10ª edição do Food Design Week no Brasil, prevista ainda para 2025.
Afinal, como acredita Mariana, o futuro da alimentação já chegou: e ele é coletivo, criativo e consciente.
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