Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Treinar apenas aos finais de semana pode ser tão eficaz quanto diariamente

Só que é preciso fazer aquela série caprichada para compensar a necessidade que o corpo tem de atividades físicas, viu?

Por Raíssa Basílio
5 set 2022, 09h55
exercicio
A ciência avisa: treinar um pouco diariamente, ou mais intenso aos finais de semana, traz os mesmos benefícios. (Foto/Getty Images)
Continua após publicidade

Para ter uma rotina equilibrada é necessário boa alimentação, horas de lazer, trabalho, exercícios físicos, manter-se hidratada e mais. No papel, organizar tudo isso pode até parece fácil, mas, na prática…sabemos que não é bem assim! Pelo menos com os exercícios, no entanto, você pode ficar tranquila: é possível treinar só nos finais de semanas e ter ótimos resultados.

Uma pesquisa do Journal of the American Medical Association Internal Medicine mostrou que em apenas dois dias de exercícios você pode ter os mesmo benefícios do treino diário. Mas calma aí, não adianta fazer o mínimo e achar que vai compensar todos os dias da semana, ok? O estudo comprovou que quando você faz treinos longos no sábado ou no domingo pode suprir a quantidade recomendada de atividades físicas. 

Ou seja, são basicamente os mesmos benefícios de quem vai todos os dias. Para chegar a esse resultado, a análise acompanhou cerca de 350 mil pessoas que relataram seus exercícios ao longo de 10 anos – vale ressaltar que todos eram saudáveis, sem doenças crônicas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os adultos façam de 150 a 300 minutos de atividade física moderada a intensa ou 75 a 150 minutos de atividade muito intensa por semana. Com isso em mente, os pesquisadores dividiram os participantes do estudo por esse critério.

Continua após a publicidade

O estudo não mostrou diferenças significativas entre quem treina diariamente e quem faz treinos espaçados. A pesquisa sugere que quem se exercita regularmente, ou apenas nos fins de semana, tem uma saúde melhor do que quem não faz nenhuma atividade física.

“Essa é uma boa notícia, considerando que o padrão de treino dos que treinam apenas no fim de semana pode ser mais conveniente para muitas pessoas que têm dificuldade em alcançar os níveis recomendados”, dizem os autores da análise.

Então está liberado pular os treinos durante a semana, contanto que você se esforce no sábado ou domingo. Não tem mais desculpas para dizer que a rotina é corrida demais para você fazer exercícios. Mas é sempre bom falar: nada de exagerar, faça apenas o que é recomendado para você.

Continua após a publicidade

Leia mais em Boa Forma.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.