Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Anticoncepcional masculino pode ser lançado nos próximos anos

Pesquisadores da Universidade de Dundee podem dar esse passo importante na ciência e na luta pela equidade de gênero

Por Da Redação Atualizado em 5 ago 2021, 19h35 - Publicado em 5 ago 2021, 16h13

Entre os métodos contraceptivos, a pílula está no pódio da proteção e de uso em diversas partes do mundo. A porcentagem de eficácia contra gravidez pode chegar até 99,7%, quando todos as orientações são seguidas à risca.

No entanto, por conta de liberação de hormônio, mulheres lidam com diversos impactos em seus corpos, como aumento de chances de trombose, maior incidência de certos tumores e alterações no humor e peso, com o uso deste método de prevenção à gestação indesejada.

Para os homens, as opções anticonceptivas são pequenas, o que deixa a responsabilidade da gravidez não planejada cair principalmente sobre nós, mulheres.

Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Dundee, na Escócia, concentraram esforços no desenvolvimento de um anticoncepcional masculino.

“Não houve nenhuma mudança significativa no campo da contracepção masculina desde o desenvolvimento do preservativo. Isso significa que grande parte do fardo da proteção contra gravidez indesejada continua a cair sobre as mulheres”, disse Chris Barratt, professor de medicina reprodutiva, para o The Courier

Mulheres largam a pílula para sentir o ciclo menstrual e conhecer o corpo

Continua após a publicidade

O estudo avançou e caminha a passos largos graças a um financiamento feito pela Fundação Bill e Melinda Gates, que doou 1, 7 milhão de dólares, aproximadamente 8.830.140 milhões de reais, para ajudar os pesquisadores.

“Esperamos enfrentar essa desigualdade e já fizemos progressos, graças à nossa rodada anterior de financiamento recebido da Fundação Bill & Melinda Gates”, salientou Barratt. 

O professor alegrou a todos ainda mais ao afirmar que o projeto deve ser concluído em 24 meses. “Ao final deste período de dois anos, desejamos identificar um composto de alta qualidade que possamos progredir para os primeiros estágios de desenvolvimento de medicamentos”, informou o especialista, que vê o protótipo como uma grande chave para a nova era da contracepção masculina. 

11 mitos e verdades sobre a pílula do dia seguinte

Em 2016, um método contraceptivo em formato de spray nasal para homens também foi estudada. Entretanto, o projeto não obteve êxito. 

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade