Os benefícios das sementes
Conheça todos os benefícios que as nozes, castanhas, amêndoas e amendoins proporcionam à saúde, como combate à depressão, dor de cabeça e ansiedade
Foto: Decílio / Dreamstime
1. Amêndoa cura dores de cabeça
Por quê?
Um punhado de amêndoas tem o mesmo efeito analgésico de duas aspirinas. E sem fazer mal para o estômago!
Como funciona?
Tanto a aspirina quanto a amêndoa contêm salicilatos, substâncias naturais que reduzem inflamações e sinais de dor. E como ambas esbanjam vitamina E, ainda acalmam o sistema nervoso, diminuem a tensão muscular e aumentam a circulação sanguínea na cabeça.
2. Noz ajuda a sair da depressão
Por quê?
Um quarto de xícara de nozes possui mais ômega-3 do que peixes como atum e sardinha. E você não corre o risco de se intoxicar com o mercúrio, tão comum nos peixes…
Como funciona?
Pesquisas comprovam que a carência de ômega-3 no organismo prejudica a memória de curto prazo. Esse nutriente também é responsável por combater crises de depressão e evitar o mal de Alzheimer.
Foto: Decílio / Dreamstime
3. Amendoim retarda o envelhecimento
Por quê?
Ele contém resveratrol, substância que retarda o envelhecimento, encontrada no vinho tinto e no suco de uva.
Como funciona?
Além de repelir os danos celulares relacionados à idade, o amendoim reduz o risco de derrames e demência. Com cerca de 30 nutrientes vitais em sua composição, ele possui mais antioxidantes do que maçã, cenoura e beterraba. Coma torradinho.
4. Castanha-do-pará diminui a ansiedade
Por quê?
Três castanhas-do-pará farão você se sentir muito mais calma e confiante.
Como funciona?
Elas têm selênio, um mineral que combate a ansiedade. Estudos demonstraram que pessoas com altas taxas de selênio no organismo também se sentem mais felizes e relaxadas do que as outras.