Dia do Idoso: o segredo para envelhecer com saúde e disposição
Treinador revela os benefícios dos exercícios físicos para um envelhecimento saudável

Dia 1º de outubro é comemorado o Dia do Idoso, ou Dia Internacional da Terceira Idade. Quando falamos em envelhecer, o que vem à mente? Para muitas pessoas, chegar à “melhor idade” pode ser sinônimo de aproveitar momentos com filhos e netos; para outras, de usufruir do tempo livre viajando pelo mundo. Seja qual for a preferência, todas têm algo em comum: para realizá-las, é preciso ter saúde e disposição.
Existe uma fórmula para envelhecer bem?
Para Nikolas Chaves (CREF 12406-G/MG), conhecido como o Personal dos Avós, chegar à terceira idade com saúde está diretamente ligado à prática regular de exercícios.
“É recomendado que a prática de exercícios físicos contemple movimentos que desenvolvam o equilíbrio, a flexibilidade, a força muscular, a coordenação e também a resistência cardiorrespiratória”, explica, quando questionado sobre o “segredo” do envelhecimento saudável.

A prática de exercícios pode prevenir acidentes
Realizar atividades que estimulem o equilíbrio dinâmico pode prevenir acidentes, já que a maioria das quedas entre idosos acontece durante movimentos. “Uma boa opção é fazer exercícios simples, como caminhar em linha reta, como se fosse em cima da corda de um circo — porém em uma superfície estável”, sugere. Ele explica que essa prática é especialmente benéfica para o treinamento do equilíbrio.
Força, resistência, flexibilidade e qualidade de vida
Alongamentos cumprem um papel crucial na melhora da flexibilidade, facilitando tarefas diárias e reduzindo dores crônicas. A força muscular também deve ser incluída na rotina de treinos. “É possível treinar tanto com pesos tradicionais da musculação quanto por meio da calistenia, que é o trabalho com o peso do próprio corpo”, explica o professor.
Nikolas também destaca a importância de atividades aeróbicas. “Exercícios cardiorrespiratórios, como caminhadas, contribuem para a resistência do corpo”, diz. Isso acontece porque o treinamento fortalece o músculo cardíaco, tornando-o mais eficiente, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e facilitando tarefas do dia a dia, como subir e descer escadas.
Os exercícios promovem autonomia e independência
“Quando o idoso treina todas essas capacidades físicas — equilíbrio, coordenação, flexibilidade, resistência e força muscular — nós chamamos isso de treinamento multicomponente”, explica o treinador. Para ele, é a prática mais indicada para pessoas da terceira idade. “Esse tipo de atividade tem como objetivo melhorar a capacidade funcional, que nada mais é do que manter autonomia e independência no dia a dia”, afirma.
Mais do que disposição: exercícios podem prevenir doenças mentais
A prática regular de atividades físicas preserva a mobilidade e previne síndromes geriátricas, como a instabilidade postural. Mas os benefícios vão além.
O Personal dos Avós destaca que os exercícios contribuem para a melhora da cognição, da atenção e da memória, além de influenciar positivamente o humor e o comportamento. “Além da prevenção da deterioração da saúde mental e do declínio cognitivo, também ajudam a evitar doenças como Alzheimer, ansiedade e depressão”, acrescenta.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.