Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Mudanças bruscas de temperatura afetam a saúde? Infectologista responde

A oscilação entre temperaturas extremas tem gerado preocupação entre os brasileiros, que se perguntam sobre os impactos disso na saúde

Por Lorraine Moreira
4 set 2024, 09h00
Saúde com mudanças de temperatura bruscas
Cada vez mais pessoas se perguntam se faz mal as mudanças bruscas de temperatura (Polina Tankilevitch/Pexels)
Continua após publicidade

As mudanças bruscas de temperatura afetam nossa saúde? Essa é a pergunta que muitos brasileiros se fazem desde que as variações repentinas nos termômetros se tornaram rotineiras. Mas, afinal, experimentar altas temperaturas seguidas por dias de frio intenso realmente prejudica a saúde?

Comportamento humano no frio impacta a saúde

Antes de responder se as constantes alterações fazem mal à saúde, é necessário voltar a um assunto fundamental: sempre que faz frio, é comum que as pessoas se aglomerem em ambientes fechados e mantenham as janelas trancadas.

Esse cenário cria condições propícias para a disseminação de doenças contagiosas. Com a falta de renovação do ar, os vírus encontram mais facilidade para se propagar por aí.

O frio e a baixa umidade ainda ressecam as mucosas, causando pequenas fissuras que favorecem a entrada de agentes bacterianos e virais, o que eleva o risco de infecções, segundo o infectologista Igor Maia Marinho, da Clínica Sartor.

Continua após a publicidade

Essas infecções, porém, não são causadas diretamente pela mudança de temperatura, mas sim por fatores como a saúde das pessoas que estão em extremos de idade ‒ sejam muito jovens ou idosos ‒ ou que já possuem comorbidades pulmonares ou cardíacas, tornando-as mais vulneráveis a infecções respiratórias“, acrescenta o médico.

Afinal, as variações de temperatura prejudicam nossa saúde?

O mesmo se aplica às oscilações constantes entre frio e calor extremos. As variações de temperatura ‒ especialmente quando acompanhadas por mudanças abruptas na umidade ‒ também podem levar ao ressecamento das mucosas. “Esse processo abre espaço para que agentes microbianos aproveitem as fissuras, resultando em infecções“, reforça Igor.

Continua após a publicidade

Ou seja, assim como no caso do frio, as mudanças bruscas de temperatura não causam danos diretos à saúde, mas podem favorecer infecções relacionadas ao ressecamento da mucosa nasal, especialmente em indivíduos já vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com condições pré-existentes.

Não por acaso, pesquisadores da USP descobriram em um estudo que pessoas com rinite alérgica correm um risco maior de apresentar sintomas respiratórios e oculares, como coceira no nariz ou ardor nos olhos, quando há oscilação na temperatura.

Mudanças de temperatura bruscas e saúde
Ter cuidado com seus hábitos é essencial para manter a saúde (Andrea Piacquadio/Pexels)

Quais são as doenças que podem aparecer com as mudanças de temperatura?

Resfriados e gripes são comuns com as variações de temperaturas extremas, mas não são os únicos problemas que podem surgir:

  • Problemas cardíacos: O sangue tende a ficar mais espesso e a temperatura a cair quando está calor. O esforço para bombear o coração é elevado, e pessoas com problemas cardíacos podem sofrer mais com isso;
  • Pneumonia: algumas bactérias conseguem aproveitar a baixa imunidade das pessoas para causar infecções pulmonares. Crianças e idosos têm mais riscos de desenvolvê-la;
  • Alergias: os ácaros e a poeira se acumulam com mais facilidade em ambientes fechados, comuns durante os dias frios, e isso pode levar a uma alergia.

Como proteger sua saúde das oscilações de temperatura?

“Para proteger a saúde, é essencial que todos estejam devidamente vacinados e tomem precauções gerais, como evitar aglomerações e procurar atendimento médico ao surgirem sintomas”, indica Igor.

Continua após a publicidade

Além disso, alguns outros cuidados podem ajudar a sua saúde quando houver mudanças bruscas na temperatura.

  1. Beba muita água, independentemente de ser frio ou calor;
  2. Mantenha os ambientes arejados, com as janelas abertas;
  3. Higienize as mãos com álcool gel;
  4. Use as roupas de frio limpas;
  5. Tenha uma alimentação saudável;
  6. Durma bem;
  7. Não esqueça de fazer seu check-up médico.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.