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Coma bem – e certo – antes e depois do treino

Sua performance depende desse aporte de energia

Por Projetos Especiais Atualizado em 21 jan 2020, 21h57 - Publicado em 1 jun 2015, 12h39

Programar a rotina alimentar é tão importante quanto definir as metas na academia. Os alimentos funcionais assim chamados porque proporcionam benefícios bem específicos à saúde, são o caminho mais curto para quem leva os treinos a sério. Veja o que cada grupo pode fazer por você, antes e depois da atividade física.

Antes

Priorize lanches leves, de preferência 1 hora antes do treino

Alimentos termogênicos, como gengibre, canela e chá verde, aceleram o metabolismo e ajudam a queimar calorias.

Frutas vermelhas, como morango, framboesa e amora, e cítricas, entre elas laranja, tangerina e maracujá, aumentam a imunidade e turbinam o rendimento.

Rica em silício, a aveia aumenta a captação de colágeno e colabora para a prevenção de lesões.

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Depois

É o momento de repor energia e reidratar o organismo

A ingestão de proteínas, presentes nas carnes magras, ovos e laticínios, auxilia na recuperação muscular.

Carboidratos ricos em fibras, como pães à base de cereais e farinhas integrais, garantem o aporte gradual de energia ao longo das horas seguintes.  

Capriche na hidratação – a água perdida durante o treino deve ser reposta rapidamente. A água de coco é uma boa opção, pois funciona como um isotônico natural. 

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