Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Chorar alivia o estresse e evita ganho de peso, diz estudo

As lágrimas liberam hormônios produzidos pelo corpo em momentos de estresse

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 28 out 2016, 14h37 - Publicado em 21 jul 2016, 14h22

Um estudo do Centro Médico St. Paul-Ramsey em Minnesota, nos Estados Unidos, descobriu que lágrimas contêm hormônios que representam esgotamento físico e emocional. O especialista em estresse, Dr. Pete Sulack, explicou ao site Popsugar que “além de ser bom emocional e psicologicamente, chorar também é bom para reduzir os níveis de estresse no corpo”. 

De acordo com ele, as lágrimas apresentam hormônios como prolactina, andrenocorticotrófico, leucina e encefalina – este último funciona como um analgésico natural. Eles são produzidos pelo corpo humano quando se está sob um monte de estresse. Ao chorar, você estaria se livrando deles. 

Além disso, livrar-se do hormônio andrenocorticotrófico ajuda a reduzir os níveis de cortisol – hormônio diretamente envolvido na resposta do estresse, capaz de gerar ansiedade e pânico. O choro ajuda a reduzir o cortisol no corpo, fazendo com que os sentimentos de bem-estar substituam a tensão, e você ainda se livra de um possível ganho de peso, já que o excesso de cortisol faz as glândulas supra-renais trabalharem mais, provocando retenção de líquido e acúmulo de gordura. 

Então, não precisa se culpar por aquela choradinha no banheiro do trabalho no meio de um dia atribulado. Na realidade, depois você vai estar mais relaxada e fica muito mais fácil cumprir tudo direitinho.

.
. ()

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.