Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Após sofrer ameaça de morte, vereadora trans de Niterói deixa o Brasil

Benny Briolly ficará afastada das atividades presenciais por, no mínimo, 15 dias

Por Da Redação
14 Maio 2021, 12h57
Benny Briolly
Benny Briolly é a primeira vereadora trans eleita em Niterói (Instagram/@bennybriolly/Reprodução)
Continua após publicidade

A vereadora Benny Briolly (PSOL), primeira mulher trans a ser eleita em Niterói, Rio de Janeiro, precisou sair do Brasil após receber diversas ameaças de morte. A informação foi divulgada em uma nota liberada nesta quinta-feira (13) pela assessoria de comunicação da parlamentar.

O comunicado informa que a decisão foi tomada pelo partido pensando na segurança de Benny. O presidente do PSOL em Niterói, Daniel Vieira Nunes, afirmou estar indignado com a situação.

“A política de ódio não vencerá e o Estado precisa garantir a integridade da vida e da atuação parlamentar de uma vereadora eleita”, afirmou.

No perfil do Twitter de Benny, um post informa que a vereadora é alvo de ameaças desde que foi eleita e que “são incontáveis as agressões que sofre nas ruas e nas redes. Como, por exemplo, um e-mail citando seu endereço que exigia sua renúncia do cargo; caso contrário iriam até sua casa mata-la.”

Continua após a publicidade

 

A vereadora também teria recebido comentários nas redes sociais desejando que “a metralhadora do Ronnie Lessa” a atingisse. Ronie Lessa é o Policial Militar reformado e preso pelo homicídio da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes.

Ele era vizinho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no condomínio Vivendas da Barra, no Rio de Janeiro, e foi apontado como o chefe da milícia presente na zona oeste do Rio.

A medida foi tomada como precaução devido às ameças de morte. “Para assegurar sua vida, o PSOL precisou tomar uma medida drástica de tirar Benny do país. O que é absurdo e incompatível com o Estado democrático.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o comunicado, a equipe da parlamentar já notificou diversas instâncias do Estado, mas nenhuma medida de proteção foi tomada.

Benny ficará afastada das atividades presenciais por cerca de 15 dias e acompanhará as sessões plenárias da Câmara Municipal de Niterói de forma virtual, o que já vinha acontecendo por conta da pandemia de Covid-19.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.