Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

São Paulo deve ter chuva preta neste domingo: entenda o fenômeno

Onda de incêndios e queimadas vêm tomando proporções inéditas no estado; mais consequências devem ser sentidas hoje

Por Da Redação
25 ago 2024, 11h35
São Paulo deve receber chuva preta.
Presença de fuligem na água da chuva deve alterar a coloração da precipitação.  (ANDRÉ LUCAS/DPA/AFP/METSUL METEOROLOGIA/Reprodução)
Continua após publicidade

São Paulo deve receber um fenômeno atmosférico incomum neste domingo (25): a chuva preta. Segundo a MetSul Meteorologia, essa precipitação escura acontece por conta da presença do scoot, um termo em inglês que se refere à fuligem ou partículas finas geradas através da combustão incompleta de materiais orgânicos.

A onda de incêndios e queimadas que vêm tomando conta de cidades paulistas desde o início de agosto são as responsáveis pela presença de fuligem no ar.

Ainda de acordo com a MetSul, as chances de chuva preta neste domingo são “altíssimas”, visto que há uma frente fria avançando neste fim de semana, trazendo precipitação com soot para todo o estado de São Paulo.

Aliás, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, as atuais queimadas são as mais catastróficas desde que se iniciaram as medições por satélite da organização em 1990.

Como a chuva preta é formada

A chuva preta ocorre quando as partículas de fuligem entram em contato com as gotas de chuva, modificando sua coloração. Apesar de não ser tóxica, essa precipitação gera espanto na população, levantando sérios receios em relação à qualidade do ar e as consequências das queimadas.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, em agosto de 2019, São Paulo chegou a vivenciar um fenômeno semelhante, quando o céu escureceu durante a tarde, em plena luz do dia, devido à fumaça das queimadas na Amazônia.

Soot faz mal para a saúde?

A resposta mais direta: sim. Como o soot é resultado de fuligem, inalar esses compostos pode prejudicar profundamente os pulmões, intensificando problemas respiratórios, especialmente em grupos de risco, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Sem contar que, ao cair em corpos d’água e solo, potencializa a poluição ambiental, o que afeta tanto a qualidade da água potável quanto ecossistemas.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.