Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Você já reparou como as roupas para meninas são mais justas?

Mesmo sem razão para a disparidade de tamanhos em roupas infantis para meninos e meninas, as roupas femininas são muito menores

Por Da Redação
Atualizado em 19 jun 2017, 17h37 - Publicado em 19 jun 2017, 17h32

Nas lojas de departamento, o setor infanto-juvenil costuma ser dividido em roupas para meninos e para meninas, com cores, estampas e modelagens diferentes para cada grupo. Indo além dos estereótipos de gênero vinculados às cores – rosa para as meninas e azul para os meninos –, há um outro detalhe nessa divisão que, muitas vezes, passa despercebido: as roupas das meninas tendem ser mais curtas e justas do que a dos meninos. Muito mais do que seria necessário.

(Girls Will Be/Reprodução)

“Enquanto as roupas dos meninos são feitas para serem confortáveis e utilitárias, as das meninas são criadas para enfatizar ou minimizar suas formas. Leggings coladas, blusas ajustadas e shorts super curtos são a norma”, apontou ao Rachel Simmons, cofundadora da Girls Leadership, uma organização dedicada a empoderar garotas, ao HuffPost Canadá. “Oferecer apenas essas opções envia às garotas a mensagem de que parecer magra é mais importante do que sua liberdade de movimento“.

Leia também: 5 filhos de pessoas famosas que quebram os padrões de gênero

Pensando nisso, as marcas canadenses Girls Will Be e Free To Be Kids se dedicam a fazer roupas mais confortáveis para as meninas. “Não acreditamos que as meninas deveriam ter que procurar no setor masculino para encontrar coisas que amem. E mais, nem todas as garotas querem usar aquele estilo largo e despojado que encontram por lá”, comentou Sharon Choksi, da Girls Will Be.

Continua após a publicidade

Choksi cria shorts com comprimento maior e mangas mais confortáveis nas camisetas. Sua marca notou que os shorts de meninas costumam ter menos da metade das bermudas masculinas. “Não há razão alguma para tal disparidade de tamanhos”, disse Courtney Hartman, da Free To Be Kids.

View this post on Instagram

We are jumping for joy this Tuesday morning! Welcome to all of our #newfollowers! We are so excited to share our clothes with you! . . #GirlPower #GirlsWillBe #Girlsfashion #madeintheusa #shoplocal #atx #positivity #likeagirl #stillagirl #girlsootd #playtime #nofrills #stereotypefree #parents #children #instagood #instadaily #picoftheday #photooftheday #like #awesome #love #beautiful #happy #smile #goodvibes #letgirlsbekids #clotheswithoutborders #share

A post shared by Girls Will Be (@girlswillbe) on

No Brasil, algumas marcas – como PUC e Alexandre Herchcovitch – já apostaram em linhas infantis sem distinção de gênero. No entanto, a diferenciação de tamanhos entre peças para meninas e peças para meninos continua sendo padrão na maioria das coleções. Quem acredita que já é a hora de nos inspirarmos no Canadá?

Leia também: Filha inspira mãe a criar uma linha de roupas sem gênero

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.