Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

“Proteja as bonecas”: entenda o viral entre artistas

Como uma estampa de camiseta se transformou em símbolo de resistência para uma comunidade.

Por Ana Luiza Bezerra
25 abr 2025, 16h47
Imagem de homem branco com boné, óculos e roupas branca e marrom.
Pedro Pascal chamou a atenção do público ao usar uma camiseta com a frase “Protect the dolls” (PA Images/Reprodução)
Continua após publicidade

Na premiére do filme Thunderbolts, um detalhe no figurino do ator Pedro Pascal chamou a atenção do público: a frase “Protect the dolls” (Protejam as bonecas) estampada em sua camiseta. Mas você sabe o significado dessa mensagem?

A expressão se tornou um bordão de apoio e solidariedade às mulheres trans, que são carinhosamente chamadas de “bonecas” dentro da comunidade LGBTQIAP+. Mais do que uma simples frase, ela representa um posicionamento diante das dificuldades e violências enfrentadas por essa parcela da população.

A camiseta foi criada pelo estilista Conner Ives, que a apresentou pela primeira vez no encerramento de seu desfile de outono-inverno, em fevereiro de 2025. Desde então, a peça foi adotada por algumas personalidades da moda, do cinema e da música, transformando-se em um símbolo de resistência e visibilidade.

Para Pedro Pascal, o gesto carrega também um significado pessoal e afetivo. Em 2021, sua irmã, a atriz Lux Pascal, tornou pública sua identidade como mulher trans e, desde então, se estabeleceu como uma importante voz de representatividade e defesa dos direitos da comunidade trans.

Imagem de homem e mulher abraçados
Pedro Pascal e sua irmã caçula, Lux Pascal. (Getty Images/Reprodução)
Continua após a publicidade

Além de Pascal, outros nomes como Troye Sivan, Haider Ackermann e Nick Knight também aderiram à campanha, em um momento delicado para a comunidade trans.

Recentemente, decisões políticas como a alteração na definição legal de “mulher” no Reino Unido – restrita ao sexo biológico – e os recorrentes ataques por parte do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, evidenciaram os desafios enfrentados por pessoas trans em diferentes países.

Parte da receita obtida com a venda das camisetas é destinada à Trans Lifeline, organização sem fins lucrativos que oferece apoio emocional, recursos e serviços voltados exclusivamente à comunidade trans e não binária, contribuindo para a construção de redes de cuidado e segurança.

Continua após a publicidade
Homem visto de frente, com o braço esquerdo levantado e a mão mostrando dois dedos.
O estilista americano, Conner Ives, foi o responsável pela criação da expressão “Protect the dolls”. (Launchmetrics Spotlight/Reprodução)

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.