Promotoria pode tirar guarda de pais que não vacinarem os filhos

Ministério Público divulga vídeo sobre a importância da imunização após repercussão de 'fake news' a respeito do risco das vacinas

Após a circulação de ‘fake news’ (notícias falsas) sobre o risco das vacinas, o Ministério Publico do Rio Grande do Sul divulgou um vídeo em que alerta os pais e responsáveis sobre a importância de seguir as recomendações de imunização das crianças e as consequências perante a lei em caso de negligência.

Em entrevista ao G1, a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Inglacir Delavedova, relata que os pais que não vacinarem os filhos poderão ser multados e até perder a guarda da criança. “A partir da notificação de qualquer destes envolvidos, em que se saiba que não há vacinação regular da criança, teremos medidas a tomar dentro da ótica do Estatuto da Criança e do Adolescente, de responsabilização dos pais por multa administrativa ou até mesmo, em casos mais graves, a perda da guarda.”

Leia mais: Estilo de vida saudável pode inibir genes da obesidade

Segundo a promotora, está previsto em leis federais, como o Estatuto da Primeira Infância, que todas as entidades devem colaborar com prevenção. “A vacinação é importante não só pela saúde individual da criança, mas também pela saúde coletiva das outras crianças com quem a não vacinada pode conviver”, comenta.

O órgão público dará um prazo para que as famílias façam a vacinação voluntariamente. Caso isso não ocorra, poderão ser tomadas medidas judiciais de busca e apreensão da criança, que será encaminhada à vacinação.

Mais lidas: WhatsApp libera recurso “fofoqueiro” para todos os usuários

Alerta de tendência: a volta do scarpin ‘slingback’

Siga CLAUDIA no Instagram!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s