Clique e assine com até 75% de desconto

O inverno chegou! Veja as celebrações de solstício pelo mundo

Hoje começa a estação mais fria do ano no Hemisfério Sul. Enquanto isso, no Hemisfério Norte, Grand Canyon e Stonehenge celebram a chegada do verão

Por Da Redação Atualizado em 20 jun 2020, 16h19 - Publicado em 20 jun 2020, 16h15

Neste sábado (20), às 18h44 (horário de Brasília), deixamos o outono para trás e damos início ao inverno de 2020. Parece estranho dizer isso, já que a média de temperatura do dia foi alta na maior parte do país, mas a estação mais fria do ano está prestes a começar e vai até 22 de setembro.

Hoje é o que se chama de solstício de inverno, a noite mais longa do ano. Em algumas culturas, acontecem diversas festas pagãs celebrando a data. Enquanto o Hemisfério Sul se prepara para dias mais curtos, temperaturas mais baixas, o Hemisfério Norte celebra o solstício de verão, a chegada da estação.

O dia mais longo do ano vai ser comemorado em duas enormes atrações turísticas mundiais. A festa acontece, claro, online, para evitar aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus.

Nukorn Plainpan/Getty Images

No Reino Unido, diretamente do sítio histórico e arqueológico de Stonehenge, especialistas vão fazer uma transmissão online com palestras e também exibição em tempo real do pôr e do nascer do sol (a grande atração que anualmente leva muitos turistas ao local). O nascer do sol deve acontecer antes da 1 da manhã de sábado para domingo, proporcionando um fim de sábado muito especial. A transmissão acontece a partir das 17h25. Para assistir, basta clicar aqui.

Getty Images/Getty Images

No Grand Canyon, nos Estados Unidos, as reuniões de observação do céu viraram digitais. Especialistas vão mirar seus telescópios para diferentes corpos celestes e explicar o surgimento, a presença deles nos céus e a posição que assumem no momento. É um passeio para quem sente encanto pelas estrelas e procura um entretenimento diferente neste sábado. O evento ocorre das 18h às 20h30. Basta acessar esse link.

Este fim de semana também será marcado pelo primeiro eclipse solar do ano. Deve acontecer o fenômeno conhecido como “anel de fogo”, quando a lua não encobre totalmente o sol, formando uma moldura brilhante sobre o satélite. O eclipse poderá ser observado somente da África e trechos da Ásia, como o sul da China.

  • O que você precisa saber sobre gravidez em tempos de pandemia

    Continua após a publicidade
    Publicidade