Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Terras são o motivo da morte de Marielle Franco, diz secretário

De acordo com Richard Nunes, o crime estava sendo planejado desde 2017

Por Da Redação
Atualizado em 14 dez 2018, 12h40 - Publicado em 14 dez 2018, 11h22

Marielle Franco foi morta por milicianos que acreditavam que ela poderia atrapalhar o loteamento de terras em áreas periféricas da Zona Oeste do Rio de Janeiro, disse o general Richard Nunes, secretário de Segurança Pública do estado, ao jornal O Estado de S. Paulo. Segundo ele, a morte estava sendo planejada desde 2017. Sendo assim, o crime não teria ligação com a intervenção militar que ocorreu na cidade. 

Os criminosos se deram conta da dimensão que tomou o crime por ter sido cometido na intervenção. Não podemos entender como afronta porque eu assumi em 27 de fevereiro. E dei posse ao comandante da PM no dia 14 de março, que foi o dia do crime. Estávamos iniciando um trabalho.”

A deputada Marielle e seu motorista, Anderson Gomes, foram assassinados no dia 14 de março. Para Nunes, ela “estava lidando em determinada área do Rio controlada por milicianos, onde interesses econômicos de toda ordem são colocadas em jogo”.

As milícias são grupos formados por agentes do Estado, como policiais militares e civis, bombeiros, integrantes das Forças Armadas entre outros. Contam ainda com o apoio de criminosos comuns, como traficantes, e atuam coagindo a população.

Continua após a publicidade

“A milícia atua muito em cima da posse de terra e assim faz a exploração de todos os recursos. E há no Rio, na área oeste, na baixada de Jacarepaguá problemas graves de loteamento, de ocupação de terras. Essas áreas são complicadas.”

Busca e apreensão

A Polícia Civil e Ministério Público do Rio fizeram uma operação de busca e apreensão na casa do vereador Marcello Siciliano (PHS) na manhã desta sexta-feira (15). Os órgãos investigam se ele teria ligação com o assassinato de Marielle e Anderson. O vereador compareceu, voluntariamente, à Cidade da Polícia, na Zona Norte, para prestar esclarecimentos.

Um testemunha disse que Siciliano planejou a morte da vereadora juntamente com o ex-policial militar Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando Curicica.

Continua após a publicidade

“Continuo indignado com essa acusação maligna que fizeram a meu respeito. Estou aqui me colocando à disposição da Justiça para o que for preciso. Tenho certeza que no final disso tudo vão ver que foi uma baita covardia que tentaram fazer comigo. Quero que isso se resolva, minha família está sofrendo, tenho certeza que a familia da Marielle nao merece isso, merece a verdade. A verdade que tem que vir à tona”, disse Siciliano.

Na última quinta-feira (13), a Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpriu os primeiros mandados de prisão contra suspeitos de envolvimento com o assassinato da vereadora e do motorista.

Leia tambémMonica Benicio, a história do grande amor de Marielle

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.