Mais de 300 padres católicos são acusados de pedofilia
Nomes foram citados nas três principais cidades do estado do Texas, nos Estados Unidos
Analisando as últimas seis décadas no Texas, nos Estados Unidos, a Igreja Católica identificou os nomes de mais de 300 padres acusados de pedofilia. Foram listados nomes nas três principais cidades do estado: San Antonio (57), Houston (42) e Dallas (31), sendo que alguns aparecem repetidos em diversas listas.
A divulgação das informações são as mais recentes desde que a Igreja prometeu maior transparência sobre os abusos sexuais infantis envolvendo o clero. Recentemente, inclusive, mais dois casos apareceram: um padre em Houston e outro em San Antonio (que ainda está sendo investigado).
As 15 unidades da Igreja prometeram, em outubro de 2018, divulgar a extensa lista que data dos anos 1950. E, segundo autoridades da instituição, todos os padres acusados morreram ou foram removidos do clero.
Leia mais: Dono de pousada morto em Brumadinho fez post de alerta 1 ano atrás
A Rede de Sobreviventes de Abusos Praticados por Padres (SNAP em inglês) comentou a divulgação e pediu às autoridades que, ainda assim, conduzam investigações independentes. Dessa forma, procuradorias de vários estados dos EUA já abriram investigações.
A Igreja Católica tem enfrentado diversos escândalos, sendo que os abusos foram disfarçados pela hierarquia e as revelações aconteceram por todo o mundo, principalmente no Chile, na Austrália e nos Estados Unidos.
Leia mais:
Na Califórnia, outra lista, redigida pelo escritório de advogados Jeff Anderson & Associates apresentou novos nomes que foram omitidos pelas autoridades de San Bernadino. Enquanto a lista da eclesiástica citava 35 padres pedófilos, a do escritório apontou 84 nomes.
O relatório afirma ainda que pelo menos sete dos padres citados saíram de San Bernardino com destino para o México. Entre eles estaria o padre Fidencio Silva-Flores, clérico que abusou de Manuel Vega, policial aposentado que já move uma ação contra o Vaticano.
Veja mais: Segundo vídeo mostra mar de lama que engoliu Brumadinho
Siga CLAUDIA no Instagram