Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Líder em igualdade de gênero, Islândia não garante Parlamento com maioria de mulheres

Islândia não supriu as expectativas dos resultados iniciais nas eleições de ter maioria feminina no Parlamento

Por Da Redação
27 set 2021, 14h25

No último domingo (26), os resultados iniciais das eleições na Islândia apontavam que o país seria o primeiro na Europa a eleger um Parlamento formado por maioria feminina. No entanto, a recontagem dos votos mostrou que a nação ainda não alcançou o posto.

A nova recontagem apontou que das 63 cadeiras, 30 serão ocupadas por mulheres, cerca de 47,6% da composição Inicialmente, os resultados indicavam que elas iriam assumir 33 assentos.

Na Europa, nenhum país ultrapassou a barreira dos 50% de representação feminina. Antes do país nórdico, a Suécia chegou mais perto de alcançar a igualdade de gênero na representação política, com 47% de seu Parlamento ocupado por mulheres.

Na Islândia não existe nenhuma lei que imponha uma cota nas eleições. Mesmo assim, vários partidos estabelecem uma proporção mínima de candidatos homens e mulheres. O número de cargos ocupados por mulheres aumentou nas eleições realizadas no último fim de semana em relação à votação de 2017.

Continua após a publicidade

O país é considerado um líder mundial em igualdade de gênero e, em março, foi classificado pela 12ª vez consecutiva como a nação mais igualitária do mundo pelo Fórum Econômico Mundial. A Islândia também carrega o título de primeiro país a eleger uma mulher como chefe de Estado em 1980.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.