PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Ex-diplomata agressor de mulheres é condenado a 5 anos de prisão

Renato de Ávila Viana era primeiro-secretário do Itamaraty e já tinha histórico de agressão de mulheres

Por Da Redação
27 nov 2020, 12h01
Renato de Ávila Viana, ex-diplomata, é condenado por violência contra a mulher (Redes Sociais/Reprodução)
Continua após publicidade

O ex-diplomata Renato de Ávila Viana foi condenado a cinco anos e dez meses de prisão por agredir a ex-namorada. A decisão, da Justiça do Distrito Federal, prevê que ele comece a cumprir pena em regime fechado. Também foi decretada sua prisão preventiva. As informações são do G1.

A sentença é referente a um caso que ocorreu em 2017, em Águas Claras, no DF. De acordo com o processo, Viana teria ido à casa de uma ex-namorada para tentar reatar o relacionamento. A vítima recusou e, em seguida, ele passou a agredi-la “com safanões e segurou fortemente seu rosto, pressionando-o ao ponto de fazer se soltar uma prótese dentária”, conforme descreve o processo.

Viana, atualmente, responde também por outro processo de violência doméstica, registrado em 2019. Segundo a sentença, o réu teria dado socos na cabeça e no corpo da vítima, além de ter queimado um charuto nela. Ele chegou a ficar preso entre outubro de 2018 e março de 2019, porém recebeu o direito à progressão de pena, deixando o Complexo Penitenciário da Papuda no ano passado.

A sentença atual traz, ainda, uma série de agressões cometidas por ele contra outras mulheres, havendo, inclusive, registros de crimes de 2007.

Renato era primeiro-secretário do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty. Ele foi demitido em setembro de 2018, após receber a primeira sentença, sendo enquadrado por improbidade administrativa e por “descumprimento das normas que disciplinam a conduta pessoal e a vida privada do servidor público”.

Continua após a publicidade

Antes de ser preso, em 2018, o ex-diplomata foi detido em Brasília por desacato, lesão corporal e também violência contra a mulher. No entanto, Viana pagou a fiança de R$ 1 mil e foi liberado em seguida.

O que é mieloma múltiplo e como tratá-lo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.