Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Eclipse solar total poderá ser visto nesta segunda (14)

Para quem não conseguir ver o fenômeno a olho nu, será possível conferir uma transmissão ao vivo da Nasa

Por Da Redação
13 dez 2020, 11h00

Esta semana vai começar com um evento especial para os amantes de astronomia. Na segunda-feira, dia 14 de dezembro, ocorre um eclipse solar que pode ser visto parcialmente em vários países da América do Sul, como o Brasil, e outras regiões do mundo.

Apesar da boa notícia para os brasileiros, o fenômeno só poderá ser visto em sua totalidade em pontos do Chile e da Argentina. O efeito vai durar 24 minutos, em que a lua nova vai passar sobre a face do Sol e cobri-lo completamente por pouco mais de dois minutos. O fenômeno está previsto para acontecer por volta do meio-dia e proporciona uma visão diferente de acordo com cada localização.

Caso não seja possível ver o acontecimento a olho nu de onde você está, a dica é que a Nasa vai transmitir ao vivo o eclipse na América do Sul, a partir das 11h40 (horário de Brasília) do dia 14 de dezembro.

O que é exatamente um eclipse solar?

Quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, o astro que ilumina nosso planeta some por alguns minutos. O espetáculo só ocorre durante a lua nova e apenas nas ocasiões em que a sombra projetada pelo satélite atinge algum ponto da superfície do planeta. Aliás, é o tamanho dessa sombra que vai determinar se o desaparecimento do astro será total, parcial ou anular. Geralmente, ocorrem ao menos dois eclipses solares por ano.

Continua após a publicidade

Em tempos de isolamento, não se cobre tanto a ser produtiva

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.