Durante um mês, mulher fotografa todos homens que a assediaram
Holandesa Noa Jansma, de 20 anos, criou um projeto para debater a insegurança feminina no espaço público
Você já passou pela situação de ser assediada na rua? E no transporte público? O constrangimento e a angústia das vítimas são tão intensos no momento, que, muitas vezes, ficam sem qualquer reação. Não é o caso da holandesa Noa Jansma, de 20 anos, que resolveu criar um projeto para expor sua indignação em relação ao assédio sexual no espaço público.
A conta no Instagram, chamada @dearcatcallers, reúne registros feitos pela estudante durante um mês. Em todos os casos, ela tira selfies com seus agressores.
O que faz das fotos um grande incômodo é a naturalidade com que os rapazes tratam esse tipo de violência. Nos cliques, eles aparecem rindo, zombando da garota ou sem o menor constrangimento.
Segundo ela, se colocará à disposição caso algum dos homens queira que seu retrato seja removido, mas a ideia do projeto é retratar os casos como um espelho. “É como um reflexo. Eles estão invadindo a minha privacidade nas ruas, na frente de todo mundo, então também estou invadindo a deles”, disse a BBC.