Descubra o que é o “Valentine’s Day”
A origem das comemorações da data tem origem no século V
O 14 de fevereiro é conhecido no Estados Unidos e em países da Europa como uma data para troca de declarações de amor e carinho. É que neste dia comemora-se o Valentine’s Day (Dia de São Valentim), equivalente ao Dia dos Namorados do Brasil.
A origem das comemorações do Valentine’s Day tem origem no século V, muito antes do início das celebrações do Dia dos Namorados brasileiro – celebrado desde 1948 por aqui.
A primeira vez que se comemorou o Valentine’s Day foi em 14 de fevereiro de 496, quando o Papa Gelásio declarou santo o mártir que batiza a data.
São Valentim foi um padre de Roma condenado à morte no século III que defendia o direito de soldados do império romano de se casar. A prática havia sido proibida pelo então imperador Claudio II por acreditar que o matrimônio tornava seus soldados piores lutadores.
Assim, São Valentim passou a realizar casamentos em segredo. Porém, foi descoberto pelo imperador, preso e condenado à morte.
Na prisão, enquanto aguardava a efetivação de sua pena, o padre acabou se apaixonando pela filha de um dos carcereiros.
No dia de sua morte, o santo enviou uma carta à moça e a assinou com “do seu Valentim”. O gesto inspira o envio de cartões para a pessoa amada no 14 de fevereiro.
Leia mais: Casamento all white: Todo o charme de uma decoração branca