Assine: Utilize o cupom de 65% de desconto

Jovens baianos criam noticiário no WhatsApp para combater as fake news

Depois de ouvir um áudio compartilhado por sua avó contendo notícias falsas, Wallace Cardozo se juntou a dois amigos e criou a iniciativa

Por Da Redação
4 jun 2020, 15h33
 (Justin Sullivan/Getty Images)
Continua após publicidade

A chegada do novo coronavírus e os atuais acontecimentos políticos tem causado uma onda de desinformação. As conhecidas fakes news, colocam em jogo a veracidade dos casos recentes, além de colocarem em risco  a saúde da população.

Com o objetivo de combater a disseminação de notícias falsas, a jornalista Joyce Melo e os estudantes Wallance Cardozo e Vinícius Nascimento criaram o projeto “Dendicasa“* que é como um noticiário.

As notícias são compartilhadas  pelo WhatsApp, com um texto explicativo seguido de um áudio gravado por eles sobre as ocorrências recentes da Bahia, do Brasil e do mundo. A ideia surgiu após Wallace escutar um áudio compartilhado por sua avó, contendo notícias falsas.

As informações do Dendicasa são disparadas por uma lista de transmissão no Whatsapp todas as terças e quintas-feiras. Mas além do aplicativo de mensagens é possível encontrar o conteúdo do projeto também no Spotify.

Segundo Wallace, em entrevista ao site A Tarde, a vontade de criar um noticiário para o WhatsApp era antiga, mas só se tornou possível depois da quarentena. Com emojis e uma linguagem fácil de entender, o trio traz os fatos da atualidade, com informação e um apelo para que o usuário cheque fontes confiáveis antes de compartilhar conteúdos.

Continua após a publicidade
Dendicasa é uma iniciativa de três jovens para combater as Fakes News
(Print de tela/A Tarde/Reprodução)

O atual cenário de pandemia tem sido uma alavanca para que os três jovens sintam-se cada vez mais motivados a informar a população local. “Imagino que a importância do Dendicasa é fazer com que as pessoas tenham um veículo de credibilidade para se informar, mesmo num ambiente problemático nesse sentido, como é o WhatsApp. Elas, em geral, têm gostado do que recebem”, garantiu Wallace.

Todas as mulheres podem (e devem) assumir postura antirracista

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.