Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina, sofre atentado

Na noite de quinta-feira, um homem de nacionalidade brasileira, apontou uma arma para a política e disparou, mas o tiro falhou

Por Da redação
2 set 2022, 10h24

A ex-presidente argentina Cristina Kirchner sofreu um atentado na noite de quinta-feira, quando um brasileiro de 35 anos apontou uma arma de fogo para sua cabeça e disparou, mas o tiro falhou. Tudo aconteceu em frente à casa da política, no bairro da Recoleta, em Buenos Aires, quando ela cumprimentava uma pequena multidão de apoiadores, como mostram as imagens capturadas em vídeo.

Aníbal Fernandez, ministro de Segurança da Argentina, informou que o homem, identificado como Fernando Andres Sabag Montiel, de nacionalidade brasileira, foi preso imediatamente e que a arma está em posse da polícia. De acordo com as autoridades do país, Montiel tem antecedentes penais: em março de 2021, foi processado por porte de arma não convencional, em La Paternal, onde reside. O jornal argentino Clarín informou que, na ocasião, o brasileiro foi preso portando uma faca e declarou que o objeto seria para defesa pessoal.

Repercussão

“É o evento mais sério que passamos desde que a Argentina voltou à democracia. Não há chance de violência coexistir com democracia. Cristina permanece viva porque, por algum motivo que ainda não foi confirmado, a arma com cinco balas não disparou mesmo com o gatilho sendo puxado”, disse Alberto Fernández, atual presidente argentino. 

Outros líderes políticos da América Latina repudiaram o atentado, inclusive o ex-presidente e candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT): “Toda a minha solidariedade à companheira @CFKArgentina [Cristina Kirchner], vítima de um fascista criminoso que não sabe respeitar divergências e a diversidade. A Cristina é uma mulher que merece o respeito de qualquer democrata no mundo. Graças a Deus ela escapou ilesa”, escreveu no Twitter.

Continua após a publicidade

“Violência política no Brasil, violência política na Argentina. É preciso dar um basta a tudo isso. As lideranças devem recriminar essas atitudes. Ainda bem que a arma falhou. Que tristeza! Reafirmo minha posição pela paz na política, pela paz nas eleições”, manifestou-se a também candidata à Presidência Simone Tebet (MDB).

A influenciadora e ativista LGBTQIA+ e PCD Leandrinha Du Art, que se candidatou a deputada federal em 2018, afirmou em suas redes sociais que, durante sua campanha, sentia o medo constante de ter uma arma apontada contra sua cabeça e “não ter a sorte que Cristina teve”. “Essa cena horrível da tentativa de assassinato é aterrorizante”, definiu.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.