Clique e assine com até 75% de desconto

Chuva de meteoros vai enfeitar céu brasileiro nesta madrugada

Embora tenha mais visibilidade no hemisfério norte, até 10 meteoros por hora poderão ser vistos no Brasil

Por Camila Bahia Braga 11 ago 2017, 19h13

A chuva de meteoros Perseidas vai acontecer por volta das 3h deste sábado (12). O fenômeno é visível a olho nu, mas é preciso ter paciência: não basta olhar para o céu por alguns instantes e se frustrar por não ver meteoros.

Os meteoros têm trajetória aleatória, o que significa que podem aparecer em sequência ou com intervalos mais longos. Eles são resíduos de cometas, com o tamanho de grãos de areia, e queimam quando adentram a atmosfera, gerando a luz que vemos da Terra.

Perseidas acontece todos os anos porque, em sua rotação em torno do Sol, a Terra sempre passa pelo pedaço do espaço onde o cometa passou, e onde suas partículas soltas permanecem.

Leia mais: Horóscopo: Previsão dos signos para agosto, por Susan Miller

Como a constelação que deu origem à chuva de meteoros é do hemisfério norte, a visão setentrional será mais privilegiada, com possibilidade de enxergar até 100 meteoros por hora. Nos países do hemisfério sul, como o Brasil, será possível avistar até 10 meteoros por hora.

Não é necessária a utilização de nenhum instrumento especial para visualizar a chuva Perseidas. Recomenda-se, no entanto, a procura por um lugar livre de poluição e das luzes artificiais da cidade, privilegiando a admiração da escuridão do céu e do brilho dos meteoros.

Continua após a publicidade
Publicidade