Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Casos de feminicídio aumentam 44% no 1º semestre de 2019 em São Paulo

De janeiro até junho deste ano, 82 mulheres foram mortas pelo companheiro ou familiar

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 14h46 - Publicado em 7 ago 2019, 15h16

No dia em que a Lei Maria da Penha completa 13 anos, medida se mostra ainda extremamente necessária. Os casos de feminicídio cresceram 44% no primeiro semestre de 2019 no estado de São Paulo, comparados ao mesmo período de 2018. De janeiro até junho deste ano, 82 mulheres foram vítimas de feminicídio. Em 2018, foram 57 casos.

O levantamento foi feito pelo G1 em parceria com a GloboNews e mostra que 73% dos casos ocorreram dentro de casa. Em 46%, o suspeito foi preso em flagrante. Foi apurado também que a média de idade de todas as vítimas é de 36 anos.

Desde 2015, a legislação enquadra homicídios que envolvam “violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher” como feminicídio, o que agrava as penalidades.

Veja o que está bombando nas redes sociais

Os casos mais comuns ocorrem por motivos como separação. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, dos 82 casos registrados, “68 foram esclarecidos e seus autores presos em flagrante ou no curso das investigações. Outros oito feminicidas morreram após as ocorrências”.

Continua após a publicidade

Já os demais crimes violentos, ao contrário dos feminicídios, reduziram no primeiro semestre de 2019. O estado de São Paulo registrou queda no número de casos de latrocínios, roubos, estupros e homicídios no período, em comparação aos seis primeiros meses de 2018.

Sérgio Moro fala sobre violência contra a mulher

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, declarou nesta quarta-feira (7) que os homens costumam recorrer à violência por se sentirem “intimidados”. “Talvez nós homens nos sintamos intimidados, talvez nós homens percebamos que o mundo está mudando e, por conta dessa intimidação, infelizmente, por vezes, nós recorremos à violência para afirmar uma pretensa superioridade que não mais existe”, afirmou.

O Brasil é o quinto país no ranking de feminicídios no mundo. Em CLAUDIA, foram publicados mais de 40 casos de feminicídio ou tentativa desde o início deste ano, em todo o país.

O caso mais recente publicado foi de uma adolescente de 15 anos que foi estuprada e morta a facadas pelo seu vizinho de 17 anos. O rapaz ainda chegou a montar um “altar” para a vítima, com fotografias dela, velas, copos, garrafa de conhaque e cigarros.

Continua após a publicidade

Denuncie a violência contra a mulher. Ligue 180.

Leia também: Influenciadora é achada morta dentro de mala

+ Homem leva namorada com tiro no peito a hospital e foge em seguida

Carga mental: você se sente sobrecarregada em casa?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.