Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Brasil registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 em gato

Uma gatinha de poucos meses de vida foi testada positivo para a doença em Cuiabá, no Mato Grosso. Ela pegou dos seus donos

Por Da Redação
19 out 2020, 15h00

O Brasil acaba de registrar o primeiro animal de estimação a testar positivo para o coronavírus. Uma gatinha de poucos meses de Cuiabá, no Mato Grosso, contraiu a doença de seus donos neste mês. No entanto, ela não apresenta sintomas da Covid-19.

A gata teve o diagnóstico confirmado por meio do teste de biologia molecular RT-PCR, realizado pela pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso). A possível infecção de outro gato e de um cachorro também está em estudo.

O caso acende o alerta para o risco de transmissão do coronavírus entre humanos e animais. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, ainda são necessárias mais informações sobre o vírus, mas “parece que ele pode se espalhar de pessoas para animais em algumas situações, especialmente após contato próximo com uma pessoa doente”.

Gatinha foi diagnosticada com Covid-19 em Cuiabá, no Mato Grosso (Facebook/Reprodução)

Ainda é cedo para chegar a uma conclusão, mas também existe a hipótese de que animais de estimação podem contaminar pessoas e outros bichos. Isso, na teoria, não só aumentaria os meios de transmissão, mas também os reservatórios do vírus. No entanto, ainda não há comprovação para essa hipótese.

Continua após a publicidade

Em laboratório, na China, mostrou-se ser possível que gatos transmitam a doença para outros felinos.  Porém, não se sabe se eles podem transmitir para seres humanos e sequer se o contágio entre felinos é fácil. A suposição é de que não seja.

No entanto, é de suma importância que, se o dono estiver com sintomas da doença, se isole do pet, principalmente se há mais pessoas na mesma residência. Em março, CLAUDIA listou alguns cuidados que você deve tomar com o seu pet durante a pandemia da Covid-19, para não se colocar, e nem colocá-lo, em risco ao vírus.

O que falta para termos mais mulheres eleitas na política

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.