Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Anvisa aprova uso definitivo da vacina Pfizer no Brasil

A vacina é a primeira a obter registro, comprovando sua segurança e qualidade de eficácia

Por Da Redação
Atualizado em 23 fev 2021, 14h10 - Publicado em 23 fev 2021, 14h10

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro definitivo da vacina contra Covid-19 fabricada Pfizer e pela BioNTech nesta terça-feira (23).

Até o momento, a Anvisa havia cedido apenas autorizações de uso emergencial para duas vacinas: a Coronavac, do Butantan e da Sinovac, e a Covishield, da Universidade de Oxford e da AstraZeneca. A Fiocruz, que produz esta segunda no Brasil, também já solicitou o registro definitivo, mas ainda não foi autorizado.

“Informo com grande satisfação que, após um período de análise de 17 dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid-19, para uso amplo nas Américas”, disse o diretor presidente da agência, Antonio Barra Torres.

De acordo com a Anvisa, o registro indica que o imunizante “teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas” pela equipe técnica.

O registro definitivo permite que a farmacêutica comercialize doses para aplicação em massa em toda a população brasileira, porém, o laboratório ainda não assinou o contrato de venda com o Ministério da Saúde e não há doses suficientes disponíveis. 

Continua após a publicidade

Em nota divulgada ontem, a Pfizer informou que não pode comentar as negociações com o governo brasileiro, mas que “as cláusulas que estão sendo negociadas estão em linha com os acordos que fechamos em outros países do mundo inclusive na América Latina.”

A vacina Pfizer, fabricada em parceria pelos laboratórios americano e alemão, Pfizer e BioNTech, foi a primeira a ser aprovada e aplicada no mundo. Primeiro no Reino Unido e depois no Estados Unidos, em dezembro de 2020. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.