Quem é Valentina Sampaio, modelo trans que já estampou grandes capas
Além da carreira de modelo, Valentina atuou como atriz em filmes e novelas
Um ícone da comunidade LGBT+ desfila pelas passarelas do mundo exibindo além do talento, muita representatividade. Com apenas 23 anos de idade, ela faz história no mundo da moda e desenha com delicadeza sua trajetória de sucesso.
Nascida em Aquiraz, pequeno município de pescadores do Ceará, Valentina Sampaio quis ser modelo desde os 18 anos, quando ainda cursava moda e os primeiros trabalhos começavam. Apaixonada pela arte e o universo fashion, trabalhar dentro desse mundo sempre foi seu sonho, mas as coisas só começaram a acontecer de fato quando se mudou para São Paulo.
Representada pela Joy Models, Valentina viu seu sonho se tornar realidade. Foi a primeira modelo trans na capa da revista Vogue Paris, em 2017, e eleita embaixadora da L’oreal. Além das capas de revista, foi também a primeira mulher trans a estar no casting da Victória Secrets. Em entrevista à Capricho, a top model disse que apesar de não ter sido fácil nem motivador, fez da sua carreira “uma forma de lutar por mim e por outras pessoas que, assim como eu, sofrem preconceito por serem quem são”.
É um processo de evolução. Se já estivemos marginalizadas algum dia na sociedade, agora estamos conquistando novos espaços. Não precisamos mais viver escondidas. Estamos na capa das revistas e agora na Victoria’s Secret. Só tenho a comemorar por esse momento, é uma nova conquista”, disse a jovem modelo.
Valentina se mostrou uma mulher versátil contracenando com Vera Holtz e Claudia Abreu no filme “Berenice Procura”, em 2018. No mesmo ano, a modelo esteve na novela “O Sétimo Guardião“, no papel da modelo Isabella Deluxe. E
Para compor mais uma conquista em sua carreira, a top model se tornou a primeira mulher trans na tradicional edição de roupas de banho da revista Sports Illustrated. A notícia correu o mundo e mostra que ainda há espaço para sonhar com muito mais.