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Quer fazer doces e empreender? As melhores dicas de quem teve sucesso na área

Luciana Maciel e Paula Maldonado, criadoras da marca Dona do Doce, dão o passo a passo para mulheres que querem empreender com receitas doces

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 mar 2025, 19h24 - Publicado em 19 mar 2025, 09h00
As empresárias do Dona do Doce
Paula e Luciana, as Donas do Doce, com Dora ao centro, que é mãe da Luciana e ajudou as sócias nas receitas das famosas bolachas. Até hoje, Dorinha trabalha na empresa, assim como a avó da Lu, Dona Isabel (Dona do Doce/Divulgação)
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Em 2012, em São Caetano do Sul (SP), nasceu a Dona do Doce, um conceito inovador de bolacharia gourmet. Até então sem experiência na gastronomia, as amigas Luciana Maciel e Paula Maldonado deixaram suas carreiras para transformar a tradicional bolacha caseira em um presente sofisticado, carregado de afeto.

“A ideia surgiu quando ainda éramos professoras. Tínhamos o sonho de empreender e oferecer algo único ao mercado, foi quando enxergamos uma oportunidade de negócio em transformar uma simples bolacha caseira em um novo conceito na forma de presentear”, contam as amigas e sócias.

Para dar vida a esse projeto, as duas contaram com o apoio essencial dos familiares, especialmente da avó e da mãe de Luciana, Dora e Dona Isabel: duas mineiras, que com sua vasta experiência na cozinha, ajudaram a testar receitas.

Hoje, temos orgulho de contar com um time composto por 90% de mulheres

Luciana Maciel e Paula Maldonado, sócias da Dona do Doce

Após longos seis meses de experimentação, Luciana e Paula chegaram à receita perfeita da primeira bolachinha de doce de leite, que rapidamente conquistou o paladar dos amigos, familiares, e aos poucos, atraíram novos clientes. “Não paramos por aí, fomos desenvolvendo novos sabores e, um tempo depois, novos produtos, sempre priorizando receitas que despertassem memórias, trouxessem um toque de sofisticação e surpreendessem diversos paladares”, afirmam.

A partir do sabor doce de leite, um dos carros-chefe da Dona do Doce, elas desenvolveram outros sucessos: como ganache de chocolate, pistache e goiabada, que mantém o toque artesanal do empreendimento.

Pela terceira vez consecutiva, a marca criada por mulheres estará presente na Casa Clã 2025. O evento acontece nos dias 21 e 22 de março, e é o maior evento feminino da Editora Abril, celebrando o mês da mulher com uma série de conversas sobre as pautas mais importantes do universo feminino garanta aqui sua participação gratuita.

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Expansão açucarada: de 20 mil a 2 milhões

Começando com uma produção mensal de 20 mil bolachas e apenas quatro funcionários, a Dona do Doce hoje produz cerca de 300 mil unidades por mês, chegando a mais de 2 milhões no Natal. A empresa conta com cerca de 50 colaboradores, em sua maioria mulheres, e cinco lojas na Grande São Paulo: São Caetano do Sul, MorumbiShopping, Shopping ABC, Grand Plaza Shopping e Oscar Freire.

Contudo, as conquistas não significam que não existiram desafios pelo caminho da dupla de empresárias. O principal deles foi o fato de não terem experiência prévia no ramo, já que atuavam como professoras. “No início, não tínhamos muitos recursos financeiros e o conhecimento necessário para gerir um negócio de doces. Com o tempo, percebemos que a chave para o sucesso estava em conhecer todos os processos do negócio, e em formar uma equipe qualificada”, explicam.

Loja do Dona do Doce
As duas contaram com o apoio da avó e da mãe de Luciana, Dora e Dona Isabel: duas mineiras que ajudaram a testar receitas (Dona do Doce/Divulgação)

A estratégia foi trazer profissionais com expertise em áreas específicas. “O primeiro passo foi contratar um gerente para a produção, que trouxe conhecimento técnico essencial. Em seguida, formamos um time de marketing, vendas, administrativo e recursos humanos. Esse processo de construção da equipe foi longo e continua até hoje; sempre que identificamos a necessidade de um novo profissional ou consultoria, buscamos as melhores soluções.”

Para elas, essa evolução constante foi o que permitiu não apenas superar as dificuldades iniciais, mas também crescer e se adaptarem ao mercado. “Estamos sempre em busca de excelência em nosso produto e serviço”, afirmam.

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Inspiração para mulheres empreendedoras

A história da Dona do Doce é um exemplo de como uma ideia simples, aliada à paixão e trabalho árduo, pode se transformar em um grande negócio. A trajetória de Luciana e Paula inspira mulheres a empreenderem, mostrando que com criatividade, dedicação e técnica, é possível alcançar o sucesso.

Em sua experiência como empreendedoras, Luciana e Paula avaliam que as mulheres frequentemente enfrentam preconceitos e a dificuldade de serem levadas a sério, em um setor historicamente dominado por homens. Além disso, a conciliação entre responsabilidades familiares e o tempo exigido para gerir um negócio segue sendo um desafio constante.

Não espere o momento perfeito, comece aos poucos, da forma que for possível

Luciana Maciel e Paula Maldonado, sócias da Dona do Doce

“Nossa transição de carreira, por exemplo, levou cinco anos, durante os quais tivemos que equilibrar nossas vidas pessoais e a profissão de professoras com o empreendedorismo. Hoje, temos orgulho de contar com um time composto por 90% de mulheres, o que reflete nosso compromisso em apoiar e empoderar outras mulheres no mercado de trabalho.”

Para as que estão com a ideia em mente de empreender ou que já estão começando um novo negócio, as sócias incentivam: “É possível começar com pouco, com um sonho e muita coragem.” Segundo elas, é fundamental trocar experiências com outras empreendedoras e buscar apoio.

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Loja do Dona do Doce
Além do famoso sabor doce de leite, as bolachinhas também são recheadas como goiabada, limão-siciliano, brigadeiro e mais (Dona do Doce/Divulgação)

“Na época que começamos, precisávamos dos nossos salários como professoras e não podíamos largar tudo para empreender, então construímos nosso negócio aos poucos, com muita resiliência e acreditando no nosso potencial. Esse processo levou tempo, mas, após cinco anos, conseguimos nos estruturar o suficiente para dedicar-nos integralmente ao nosso sonho, que finalmente se tornou realidade. Então não espere o momento perfeito, comece aos poucos, da forma que for possível.”

Superar os obstáculos, ter um negócio de sucesso e inspirar outras mulheres é, certamente, a parte mais gratificante da trajetória. Além de servir de inspiração para outras mulheres empreenderem, o negócio também fomenta o comércio e traz oportunidades para outras mulheres. “É emocionante perceber que nosso negócio não apenas está em expansão, mas também está gerando empregos e fazendo a diferença na vida de tantas pessoas”, analisam.

Onde encontrar

Para o futuro, Paula e Luciana prometem mais planos de ampliação das operações, com novas lojas em diferentes regiões, e o crescimento do e-commerce, para alcançar mais clientes. As empresárias querem ainda diversificar o portfólio de produtos, trazendo novidades nos sabores.

Além de estar presente na Casa Clã, é possível encontrar e Dona do Doce em suas lojas físicas (confira aqui todas as unidades), pelo aplicativo e também no WhatsApp (11) 94803-4107.

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SOBRE A CASA CLÃ 2025

Casa Clã 2025: acompanhe todas as novidades da edição
Casa Clã 2025: acompanhe todas as novidades da edição (Reprodução/Reprodução)

Pelo terceiro ano consecutivo, CLAUDIA e Boa Forma organizam a Casa Clã. O maior evento feminino da Editora Abril celebra o mês da mulher com uma série de conversas sobre as pautas mais importantes do universo feminino. Discutimos novos caminhos para o futuro e encaramos com honestidade problemas antigos, que pedem mudança.

Em 2025, a Casa Clã volta a ocupar o Casarão Higienópolis, um amplo imóvel de 2.300 metros quadrados em São Paulo, ao lado do Shopping Pátio Higienópolis. Para participar do evento, que acontece nos dias 21 e 22 de março, é preciso fazer um cadastro e retirar o ingresso gratuito no site do Sympla.

Entre as atrações confirmadas estão a mesa sobre transição de carreira, com Ana Paula Padrão, e o sarau de poesia da escritora Liana Ferraz. Veja a programação completa.

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