Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Viagem pelo Brasil: 5 castelos surpreendentes que vale a pena visitar

De Pernambuco a São Paulo, veja pontos turísticos imperdíveis para quem ama a magnitude de castelos repletos de história

Por Da Redação
Atualizado em 20 jan 2023, 09h55 - Publicado em 19 jan 2023, 09h11

Se a possibilidade de visitar um castelo parece uma realidade distante, é porque você ainda não desbravou tudo o que o Brasil tem a oferecer. Afinal, não é preciso ir muito longe para conhecer um monumento histórico como esse: aqui mesmo é possível realizar este desejo com construções que guardam beleza e muita história.

“Castelos despertam o interesse público por causa de sua opulência e todo impacto histórico e arquitetônico que carregam. Por isso mesmo, visitar essas construções vem fazendo parte de muitos roteiros de quem visita cidades europeias”, pontua Alberto Gutiérrez Pascual, fundador e CEO da Civitatis, companhia de excursões e visitas guiadas.

“O Castelo de Sant’Angelo, em Roma, o de São Jorge, em Lisboa, e o de Edimburgo, na Escócia, por exemplo, são os mais visitados no mundo pelos nossos clientes. Mas o que muitas pessoas não pensam é que castelos também fazem parte da cultura das ‘colônias’ e guardam muitas histórias”, afirma.

Do Castelo de Batel, no Paraná, até o Castelo de Pesqueira, em Pernambuco: confira um roteiro de castelos nacionais imperdíveis para incluir na sua lista de viagens.

Museu de Armas Castelo São João | Recife (PE)

O castelo localizado dentro do Instituto Ricardo Brennand, em Recife
O castelo localizado dentro do Instituto Ricardo Brennand, em Recife (| Foto: @nstitutorb/Instagram/Reprodução)

Criado em 2002, o Instituto Ricardo Brennand é um espaço cultural sem fins lucrativos que guarda um acervo artístico e histórico originário da coleção particular do pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. Localizado nas terras do antigo engenho São João, no bairro da Várzea, ocupa uma área de 77.603 m² cercada por uma reserva de mata atlântica preservada.

Entre as atrações diversas que podem ser visitadas pelos turistas está o Castelo de Armas, que abriga uma coleção de armas brancas, armaduras e obras de arte das mais diferentes procedências e épocas, os quais Ricardo Brennand reuniu ao longo de sua vida. São mais de três mil peças expostas, dentre facas, espadas, adagas, canivetes, estiletes e armaduras. 

Museu de Armas Castelo São João
O Museu de Armas Castelo São João abriga mais de três mil peças (| Foto: Instituto Ricardo Brennand/Divulgação)

Também no Castelo são encontrados exemplares de vitrais e mobiliários góticos que se misturam com esculturas clássicas, candelabros, tapetes e pinturas. O Museu de Armas Castelo São João tornou-se uma das mais importantes coleções particulares do mundo.

Continua após a publicidade

Castelo de Batel | Curitiba (PR)

Castelo do Batel, em Curitiba
Castelo do Batel, em Curitiba (| Foto: Castelo do Batel/Reprodução)

Situado em Curitiba, no Paraná, o Castelo de Batel teve sua construção iniciada em 1924 e levou quatro anos para ficar pronto, seu espaço foi cenário de grandes festas e hóspedes ilustres.

Sua idealização veio da concretização de um sonho do cafeicultor Luiz Guimarães, que se inspirou nos castelos franceses da região do vale do Loire, na França. O projeto foi realizado pelo arquiteto Eduardo Fernandes Chaves e, em 1947, virou residência da família do então governador do Estado do Paraná, Moysés Lupion.

O espaço do restaurante do Castelo do Batel
O espaço do restaurante do Castelo do Batel (| Foto: Castelo do Batel/Reprodução)

Após oito décadas de sua concepção, e depois de ser restaurado e ampliado, o Castelo do Batel abriga hoje um centro de eventos e também um restaurante. O projeto recuperou a edificação original e deu origem a um palácio de vidro e metal de 1.200m².

Castelo de Pesqueira | Pesqueira (PE)

View this post on Instagram

A post shared by Castelo de Pesqueira (@castelodepesqueira)

Localizado no município de Pesqueira, Pernambuco, o Castelo de Pesqueira é um daqueles pontos turísticos imperdíveis para visitar no local. Colorido, exuberante e rico em detalhes, o monumento é repleto de gárgulas, ameias, correntes e incontáveis outros ornamentos.

View this post on Instagram

A post shared by Castelo de Pesqueira (@castelodepesqueira)

Continua após a publicidade

O responsável pelo projeto é o comerciante Edvolnaldo Torres, que bebeu da fonte do modernista espanhol Antoni Gaudí em seus primeiros esboços. A construção passa dos 2 mil m², tem cerca de 40 metros de altura e levou 20 anos para ser concluída.

Castelo da Ilha do Fiscal | Rio de Janeiro (RJ)

Castelo da Ilha do Fiscal, no Rio de Janeiro
Castelo da Ilha do Fiscal, no Rio de Janeiro (| Foto: Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha/Divulgação)

Dentre tantas atrações turísticas famosas na capital carioca, pode ser que o Castelo da Ilha do Fiscal passe despercebido. O palacete foi erguido no século XIX por Dom Pedro II. De estilo gótico, a pequena construção serviu, no passado, como gabinete do governo e fez parte da rotina de famosas figuras da história brasileira.

O pequeno castelo abriga em seu interior salões, exposições da marinha brasileira (a Ilha é hoje parte do Complexo Cultural da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha) e também uma mostra permanente em que constam itens decorativos.

Continua após a publicidade

Atualmente, a Ilha Fiscal está fechada para obras estruturais e permanecerá nessas condições até a previsão de reabertura, em abril de 2023.

Castelo Furlani | Pederneiras (SP)

Castelo Furlani, em Pederneiras (SP)
Castelo Furlani, em Pederneiras (SP) (| Foto: Prefeitura Municipal de Pederneiras/Divulgação)

Localizado no interior de São Paulo, em Pederneiras, o Castelo Furlani surgiu em 1914. Tudo começou quando o engenheiro Fausto Furlani, nascido na província de Trento, Áustria (hoje pertence a Itália), decidiu se aventurar ao se mudar para uma terra distante: Pederneiras.

Ao chegar na cidade, ele adquiriu um terreno na região, em 1903, onde formou uma chácara e construiu sua residência. Alguns anos depois, decidiu ampliar a moradia para acolher toda a família e, assim, construiu o castelo.

Continua após a publicidade

Hoje o Castelo pertence aos herdeiros do filho de Fausto, e é uma propriedade privada, não estando aberto a visitação. Entretanto, sua beleza externa atrai os olhares de turistas e sessões fotográficas no local são autorizadas por agendamento.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.