PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Casamento: Saiba como escolher o local da cerimônia

Diversos fatores devem ser levados em conta para a experiência ser positiva

Por Lorraine Moreira
8 Maio 2023, 08h26
Casamento ao ar livre
Casamento ao ar livre é uma boa escolha para momentos mais quentes (Jonathan Borba/Pexels)
Continua após publicidade

Praia, jardim, fazenda… são tantas opções que fica difícil escolher o local onde você quer fazer seu casamento. Além da preferência dos noivos, é preciso considerar o orçamento, a quantidade de convidados, a logística, entre outros fatores. Pensando nisso, conversamos com especialistas no assunto que ajudam a entender como escolher o local da cerimônia.

“O planejamento da cerimônia precisa estar alinhado com o local escolhido. Seja decoração, acústica, fotografia ou até mesmo o acesso, tudo varia conforme o ambiente. Por isso, a partir dessa escolha que o cerimonial define todos o restante”, explica a cerimonialista Renata Delduque.

Quantidade de convidados

Existem espaços pequenos que não abrigam um número grande de pessoas, assim como alguns que são muito grandes e não harmonizam com uma lista enxuta, explica a profissional. Desse modo, saber quantas pessoas vão é necessário na hora de decidir o local, evitando problemas com excessos ou faltas.

Pessoas se casando na praia
Casamento na praia deve ser feito em estações mais quentes. (Asad Photo Maldives/Pexels)

Orçamento para o local de casamento

Não é novidade que casamento é caro, mas é preciso saber quanto você está disposta a pagar. Quando falamos sobre locação, é importante que o contrato não passe de 15% do seu orçamento, caso contrário o restante dos serviços pode ser prejudicado por falta de dinheiro.

Continua após a publicidade

“Priorizar um mini wedding é uma excelente saída para quem tem pouco dinheiro disponível, ainda mais se for um elopement [estilo intimista]. Nesse caso, recomendo lugares que não exijam muitas coisas externas, por já possuir estrutura, como um restaurante”, diz a cerimonialista Silvana Queiroz. Se tiver dinheiro a mais, o destination wedding, a prática de se casar fora da região em que você vive, é uma possibilidade, ela completa.

Estações do ano

As estações quentes, como o verão, pedem locais mais refrigerados e abertos, enquanto as chuvosas, como o outono, devem considerar salões fechados e toldos, segundo Renata Delduque.

Desejos alinhados às necessidades

Sonhar com o dia do casamento é algo bem comum aos casais, que imaginam milhares de detalhes. Estes, no entanto, dependem do local, de acordo com a especialista. Se quiser um jantar, por exemplo, a cozinha precisa ser apropriada para receber o volume de comidas e ser de fácil distribuição. Por outro lado, o ambiente é importante para criar o ar que você quer passar: algo mais clássico e sofisticado talvez combine mais com casas antigas ou hotéis de luxo, enquanto um jardim pode ser mais acolhedor e familiar.

Continua após a publicidade
Pessoas se casando na igreja
Casamento em locais fechados é uma saída para épocas chuvosas. (Ignatios Kourouvasilis/Pexels)

Infraestrutura do local

Mobília, serviço e formas de acesso não devem ser desconsiderados pelo casal. Esses aspectos podem baratear ou elevar o custo do casamento, além de tornar mais prático ou não, pontuam.

Acesso e deslocamento dos convidados

Se você convidar idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, precisa pensar na acessibilidade do espaço. Se a festa e o casamento acontecerem em espaços diferentes, também é importante que o tempo de deslocamento seja curto para facilitar o transporte dessas pessoas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.