Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Angel Aguiar: “Quero que você respeite a minha mulheridade”

Conheça a escritora e multi artista paulistana que mistura vivências e espiritualidade para realçar a identidade travesti na literatura

Por Kalel Adolfo
16 jun 2024, 08h00

Poesia e intervenção artística. É com essas ferramentas que Angel Aguiar, escritora e multiartista de 23 anos, luta pelos direitos das travestis e mulheres pretas do Brasil

Exemplo disso é o livro Dama de Paus, primeira e única obra literária da escritora, lançada em maio de 2023 pelo selo Aula Viva. 

“Comecei a trabalhar nesse projeto há sete anos, quando decidi contar histórias sobre a minha travestilidade [termo de origem francesa que simboliza o processo de construção do feminino]”, comentou a escritora nascida no bairro do Jardim Ângela, extremo sul de São Paulo.

“Essas vivências retratam um período em que eu estava definindo limites e dizendo para as pessoas: ‘Olha, eu sou uma travesti, e eu quero que você respeite a minha mulheridade [reprodução de comportamentos tidos como femininos, de acordo com a comunidade queer]’”, diz. 

Continua após a publicidade

O resultado é um compilado de “poesias que tocam em assuntos como autocuidado, manutenção de acolhimento e afeto, decolonização mental e povos originários e traficados”, descreve.

Em paralelo à escrita transformadora de Angel, está o projeto “De Marias Por Marias”. Nele, a artista ocupa espaços públicos e ONGs recitando suas poesias e provocando reflexões acerca das estruturas socioculturais que marginalizam as minorias.

Angel Aguiar: “Quero que você respeite a minha mulheridade”
Poesia Ebó de Trava é uma das dezenas compostas pela autora do livro Damas de Pau, publicado pelo selo Aula Viva (Instagram @kinho_sanzi/Reprodução)

“As pessoas me perguntam: ‘Quem são essas Marias?’. Essas Marias são as mães pretas, as mães solo abandonadas pelos maridos dentro das comunidades, mas também as figuras relacionadas à minha religiosidade”, afirma. 

Aqui, a poeta diz estar se referindo às pombagiras, guias espirituais de religiões afro-brasileiras. Inclusive, em Ebó de Trava, poesia presente em seu livro de estreia, Angel homenageia Maria Mulambo, entidade que rege a sua vida.

“Olha essa trava é feiticeira, ela vai te enfeitiçar!

Continua após a publicidade

Olha essa trava é sorrateira, ela vai te superar! 

E se não vai cuidar da trava, Maria Mulambo vai cuidar!”. 

Nesse trecho, Angel se refere às pessoas que não se importam em machucá-la diariamente. “Maria Mulambo me auxilia a colocar o lixo para fora. Ela trabalha no âmbito da cura dos sentimentos”, explica. 

Continua após a publicidade

O propósito de expor todas essas experiências, segundo Angel, é honrar tanto a sua ancestralidade quanto abrir caminhos: “Quero fazer com que você sinta um pouco do meu sofrimento não para lhe causar dor, mas sim, te instigar a ser um aliado nessa luta”.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Continua após a publicidade

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.