Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 7,99

Ela criou a primeira marca de aperitivos sem álcool do Brasil — e está revolucionando o mercado

Aos 32 anos, a influenciadora Bertha Jucá reforça sua identidade com o lifestyle fitness

Por Ana Luiza Bezerra
23 out 2025, 08h00
Imagem preta e branca da influenciadora Bertha Jucá vistaa de frente do percoço para cima
Conhecida pelo lifestyle fitness, a influencer se arrisca em novo empreendimento (Divulgação/CLAUDIA)
Continua após publicidade

O que era para ser apenas uma mudança de hábito se transformou no novo negócio de Bertha Jucá. Em 2012, aos 19 anos, a alagoana se mudou para São Paulo para estudar Design de Moda no IED, e nunca mais deixou a cidade. Foram cerca de sete anos no mercado fashion, até descobrir uma nova paixão: o estilo de vida fitness.

“Tive uma virada total de chave. Começou por uma coisa estética, porque eu queria melhorar meu corpo. Só que depois se tornou muito mais mental”, relembra.

O projeto pessoal logo ganhou outra dimensão. “Comecei a ficar mais curiosa sobre esse universo, a pesquisar bastante, a estudar tudo que era relacionado à nutrição e à ciência”, conta.

Durante a pandemia, Bertha passou a compartilhar treinos em casa e receitas criativas, conquistando notoriedade nas redes sociais. “Eu amava ajudar as pessoas, tanto na comunicação pelo Instagram, quanto na consultoria [de saúde e bem-estar]”, diz.

O fim do consumo de álcool como um lifestyle

A nova empreitada, no entanto, nasceu de outra necessidade pessoal. Há oito anos, Bertha decidiu parar de consumir álcool. Mas mesmo ciente dos benefícios para a saúde, ela sabia o quanto a bebida sempre esteve ligada à socialização.

Continua após a publicidade

“Eu costumava ir todo ano para Nova York fazer pesquisa de produtos. E lá o mercado de drinques não-alcoólicos bomba. Eu sempre pensava: ‘o Brasil precisa muito disso, de um drinque gostoso que parece que tem álcool, mas não tem’”. Dessa percepção nasceu a LUCIA, a primeira marca de aperitivos não-alcoólicos do Brasil.

O diferencial, segundo a empreendedora, está na proposta de não ser “mais uma bebida sem graça”. Desde o início, a ideia era criar um produto que oferecesse a mesma complexidade e experiência de um drinque alcoólico, mas sem a substância. “A gente não queria um suquinho que descesse rápido. Mas algo que tivesse corpo, que fosse para degustar, quase como se tivesse álcool ali”, explica.

Para quem deseja iniciar uma mudança de hábitos, ela deixa um conselho simples, mas poderoso: constância vem de pequenos passos. “Sempre digo: comece pequeno. Um hábito de cada vez. Dez minutinhos de exercício, uma refeição melhor, mais atenção ao sono. Se um dia não deu certo, no outro você volta.”

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters: 

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.