Troque o bacalhau pelo salmão e surpreenda nesta Páscoa
Peixe não pode faltar no encontro da família nessa data. Você pode inovar e servir um pescado diferente, trazendo um colorido especial à mesa
Páscoa é sinônimo de família reunida, de casa cheia, de alegria e clima de festa. A confraternização toma conta do domingo todo, mas é no almoço, ao redor da mesa, que o amor se revela nos pratos caprichosamente preparados. Por isso, o cardápio precisa ser especial, mas com uma pitada de criatividade para surpreender (e conquistar muitos elogios). Aqui vai nossa dica: aposte em pratos à base de salmão, que são garantia de saúde, sabor e beleza à mesa.
Uma ótima alternativa é este salmão no papillote, combinado com vieiras e tomates-cerejas. Como é bastante prático, você nem precisa ficar muito na cozinha, ganhando mais tempo para partilhar os momentos de felicidade com os convidados. A receita serve 4 pessoas, mas é só aumentar a quantidade de ingredientes para que ninguém deixe de provar esta delícia!
Salmão no papillote com vieiras e tomatinhos
Ingredientes
- 4 filés de salmão sem pele
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Suco de limão
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 alhos-porós picados em fatias finas
- 1 xícara (chá) de tomates-cerejas
- 50 ml de vinho branco
- 2 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado
- 2 colheres (sopa) de folhas pequenas de manjericão
- 1 xícara (chá) de vieiras limpas
- 4 colheres (chá) de azeite de oliva
- 4 quadrados de papel-manteiga com 20 cm de lado
Modo de preparo
Tempere os filés de salmão com sal e pimenta-do-reino e marine-os com o suco de limão, enquanto prepara os vegetais. Em uma frigideira em fogo alto, derreta a manteiga. Quando estiver bem quente, refogue o alho-poró por 1 minuto e acrescente sal e pimenta-do-reino. Continue o cozimento por mais 1 minuto e acrescente os tomates-cerejas cortados ao meio. Cozinhe, movendo a frigideira por 1 minuto. Acrescente o vinho branco até reduzir. Abra as lâminas de papel-manteiga e coloque 1 filé de salmão sobre cada folha de papel. Cubra as porções com os legumes e algumas vieiras. Acrescente 1 colher (chá) de azeite de oliva (pode ser substituído por manteiga) sobre cada filé de salmão e sele o papel. Aqueça o forno a 200 ºC e asse o salmão por 15 a 20 minutos. Sirva quente.
4 dicas para deixar o almoço de Páscoa ainda mais perfeito
- O salmão, por si só, já apresenta uma cor linda, que se destaca à mesa. Mas você pode deixar o prato muito mais bonito, combinando-o com elementos verdes (ervas frescas salpicadas, por exemplo), amarelos (um purê de mandioquinha ou creme de alho-poró como acompanhamento) e vermelhos (tomates ou pimentões, já presentes nesta receita).
- Com seu sabor marcante, o salmão pode ser o prato principal do almoço, sem exigir muitos complementos. Você pode preparar uma salada de folhas verdes com fatias finas de manga, além de creme à base de molho branco e alho-poró e arroz branco ou com açafrão para fechar o cardápio. Mas se a turma for grande, invista também em batatas rústicas (em pedaços grandes, assados com ervas finas), aspargos grelhados com azeite e temperinhos, risoto de camarão, cuscuz marroquino e penne com shitake e shimeji.
- Como a comida é leve, um bom vinho branco acompanha bem a refeição. A versão rosé é outra boa combinação. Para quem não consome bebidas alcóolicas, prepare sucos com frutas cítricas (que neutralizam a gordura do salmão), como tangerina ou laranja. Água de coco geladinha e água saborizada (com limão, hortelã e erva-doce) vão muito bem!
- Para fechar o cardápio, deixe o chocolate para os tradicionais ovos de Páscoa e invista em sobremesas à base de frutas ou doce de leite. Pode ser uma mousse de maracujá (simples e sempre deliciosa!), de goiaba ou de cupuaçu. Outras opções são cheesecake de doce de leite, merengue de morango ou torta de limão. Mas se fizer questão de chocolate, um bombom de travessa, com morango ou uva, é bem-vindo.