Shakira é acusada de sonegar quase 15 milhões de euros na Espanha
A denúncia contra cantora foi realizada por um promotor público em 2018. As justificativas da artista não foram aceitas
Shakira se tornou assunto nesta quarta-feira (22) após a Agência Tributária da Espanha confirmar que a cantora sonegou quase 15 milhões de euros, aproximadamente 97 milhões de reais, durante os três anos que morou na região de Catalunha. A informação foi divulgada pela agência Efe.
Já a artista alegou que ficou apenas 184 dias na Espanha, por isso não teria o compromisso de pagar impostos ao país. A cantora também disse que esteve no continente apenas para cumprir sua agenda de shows e apresentações na televisão. Para a Efe, fontes afirmaram que as justificativas não foram aceitas.
Segundo a denúncia, Shakira escondeu sua renda por meio de uma rede de empresas. Na investigação foi descoberto pelas redes sociais que ela esteve em estabelecimentos comerciais do país durante o período que alegou que não estaria mais lá.
Em 2018, quando um promotor público registrou a acusação, um comunicado foi emitido no nome da cantora. No ano seguinte, ela foi convocada para depor sobre o caso.
“Shakira cumpriu em todos os momentos com suas obrigações tributárias e não deve qualquer quantia à Fazenda espanhola. A cantora tem uma atividade profissional intensa fora da Espanha e quase 90% de sua renda vem de outros países. Sua estrutura familiar é muito diferente dos modelos convencionais”, informou a nota.