Samara Felippo critica brinquedos infantis
A atriz se posiciona quanto ao machismo na indústria de produtos para crianças
Samara Felippo, 39, dá um show de representatividade na sua conta no Instagram, onde ela posta fotos das duas filhas cacheadas e frases inspiradoras. Na rede social, a atriz se posiciona em relação a questões raciais e de gênero, feminicídio e preconceito.
Samara publicou uma crítica à indústria de brinquedos infantis. Os temas dos brinquedos “feitos para meninas”, na concepção da atriz, criam “uma excelente doninha de casa!!!”. Foram pequenas tábuas de passar roupas, pequenas cozinhas e conjuntos de vassouras e rodos -todos rosa- que deixaram a mãe incomodada.
Leia mais: Sobremesas para a Páscoa: 45 receitas irresistíveis
O post que fala sobre o machismo dentro da produção de brinquedos para crianças teve mais de 15 mil curtidas e mais de 4 mil comentários. As reações das seguidoras foram as mais diversas e os muitos comentários negativos na publicação fizeram com que Samara se pronunciasse novamente.
A atriz postou uma resposta aos comentários, colocando pontos importantes em discussão. “Jamais julgaria a escolha de uma mulher, mas o fato é que seja dona de casa, engenheira ou astronauta, não deve ser a sociedade que decide isso e sim escolha dela”, afirma.
Samara sustenta sua crítica dizendo que, ao crescerem rodeadas de brinquedos desse tipo, as meninas são praticamente doutrinadas sem que os pais percebam. “Meninas NÃO precisam aprender a limpar um chão, varrer uma casa, fazer comida na infância. Elas farão isso adultas se quiserem”, completa.
Leia também: Páscoa: 30 receitas para um almoço prático e delicioso
O post que pede opções de oportunidade, de escolhas, de liberdade e respeito em nome das crianças acompanha fotos de cinco meninas, incluindo suas duas filhas, as pequenas Alícia e Lara. A postagem tem mais de 17 mil curtidas e 2 mil comentários.
Com o crescimento dos discursos de igualdade de gênero, algumas marcas de brinquedos têm lançado no mercado produtos culturalmente conhecidos como “de menina” em cores diferentes do rosa. Essa troca de cores tem o objetivo de vender tais brinquedos também para os meninos.
Zuca Toys, Xalingo Brinquedos e Calesita, são alguns exemplos de fabricantes que abandonaram o rosa em suas pequenas cozinhas. Assim como os posts feitos por Samara, a produção desses brinquedos tem dividido opiniões, já que, para muitos, a cozinha ainda é exclusiva para a mulher -ou menina, nesse caso.
Leia mais: Filha de Claudia Raia aparece produzida
Pensando nessas construções sociais, Samara afirma: “precisamos quebrar padrões, desconstruir o que achamos que é o ‘certo’. Essa é a minha única esperança pra um futuro decente”.
Confira os posts da atriz na íntegra:
Veja mais: 30 receitas fáceis para o almoço de domingo