Rainha Elizabeth está triste com príncipe Harry

Meghan e Harry vão passar o natal com a mãe dela, Doria Ragland

Para muitas famílias as festas de Natal podem ser estressantes. Aqueles parentes brigados, jantares com saia justa… e não é diferente para a Família Real. O Palácio de Buckingham confirmou hoje (13) que o Duque e Duquesa de Sussex vão passar o natal com a mãe de Meghan, Doria Ragland.

‘Tendo passado os dois últimos Natais em Sandringham, suas Altezas vão passar as festas esse ano, como uma nova família, com a mãe da duquesa, Doria Ragland. Essa decisão está alinhada com o precedente estabelecido anteriormente por outros membros da Família Real e tem o apoio de Sua Majestade a Rainha”, diz a nota.

Hoje mais cedo o jornal inglês The Sun reportou que o príncipe Harry avisou à avó durante o fim-de-semana que ele e Meghan não iriam se juntar à família para as festas de fim-de-ano. A decisão foi vista como um gesto sinalizando mais uma vez que a briga com o irmão, príncipe William, ainda não foi superada. Isso porque Harry sempre passou todos os natais com a Rainha, mesmo quando Diana era viva, e só esteve ausente uma única vez, em 2012, porque estava servido ao exército no Afeganistão. A decisão, segundo fontes no palácio, teria magoado Elizabeth II, especialmente porque é o primeiro natal do bisneto, Archie. “A Rainha pode ter ficado um pouco chateada, mas ela é muito educada para deixar alguém perceber ou comentar alguma coisa”, disse a fonte. A nota divulgada pelo palácio mostra que a Rainha entende que as famílias das duquesas também têm o direito de estar com as filhas e no passado o próprio William foi liberado e passou as festas com os sogros em vez da avó.

A crise familiar entre William e Harry vem se arrastando por um ano e depois de que o príncipe confirmou em uma entrevista o afastamento do irmão mais velho, não há sinais de que tenham feito as pazes. Eles estiveram lado a lado nos eventos oficiais do Rememberance Day, mas não há registros dos dois interagindo. Nem mesmo Kate e Meghan.

William e Harry estiveram lado a lado no domingo, mas não se falaram

William e Harry estiveram lado a lado no domingo, mas não se falaram (Reprodução/Getty Images)

Harry já tinha comunicado que a partir de segunda-feira (18), ele e a família vão tirar seis semanas de férias, e cogita-se que a intenção é de passar o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Ao conversar com a Rainha sobre a decisão, Harry disse que “precisa de um tempo afastado para recarregar as baterias e fazer planos para o ano que vem”.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

Como era de se esperar, a notícia gerou ainda mais críticas ao casal por parte da imprensa. “William e Kate também passam natais com os Middletons algumas vezes”, disse o escritor especialista em família Real, Phil Dampier. “Mas claro que sabemos que Meghan está afastada de toda sua família, com exceção de sua mãe”, cutuca o escritor antes de arrematar: “Então é muito claro que eles não querem estar com a Rainha ou o resto da família, o que é preocupante. Talvez eles tenham tempo de refletir nos seus problemas nas próximas semanas e espera-se que finalmente percebam que se colocarem no papel de vítimas e forasteiros não está ajudando a ninguém”. 

Especialistas esperam que o casal mude de idéia. Nas contas do Instagram, William e Kate citaram Meghan e Harry em um post ontem (13), deliciando aos fãs e revelando que há um esforço para reconciliação em andamento.  Os dois fizeram elogios à iniciativa Shout, um serviço 24h para ajudar pessoas em crise, lançado em maio.

 (Reprodução/Instagram)

“Natais em Sandringham podem ser estressantes e talvez eles não queiram ir com Archie ainda tão novo”, disse a biógrafa Real, Ingrid Seward. “Dito isso, Sandringham recebeu muitas crianças ao longo dos anos e tem estrutura para elas. Eu acho que é triste que não queiram fazer parte a reunião familiar, particularmente agora que a Rainha e o Duque de Edinburgh estão com idade tão avançada”, comentou a escritora.

Como a nota do Palácio ressaltou, Meghan participou de todas as festas de fim-de-ano com a Rainha nos últimos dois anos, mas ela e Harry já quebraram a tradição esse ano ao não terem se juntado à família nas férias de verão com a família em Balmoral, Escócia.

 

Leia também: Meghan e Harry não pretendem passar Ação de Graças no Reino Unido

+ Rainha passa recado sutil a Meghan e Harry

PODCAST – Por que não sinto vontade de transar?