PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Entenda o método de fertilização Ropa, usado por Ludmilla e Brunna

O processo, que dura até seis semanas, permite que casais homoafetivos femininos compartilhem a experiência da maternidade biológica

Por Beatriz Lourenço
15 nov 2024, 07h00
Entenda o método de fertilização Ropa, usado por Ludmilla e Brunna
Entenda o método de fertilização Ropa, usado por Ludmilla e Brunna (Reprodução/Reprodução)
Continua após publicidade

A cantora Ludmilla e sua esposa, Brunna Gonçalves, anunciaram que esperam seu primeiro filho. Em entrevista ao Fantástico, exibida no domingo (4), elas revelaram que usaram o método de fertilização Ropa (Recepção de Oócito da Parceira), uma técnica de fertilização assistida que permite que casais homoafetivos femininos compartilhem a experiência da maternidade biológica.

Como funciona o ROPA

Este procedimento possibilita que uma das parceiras forneça os óvulos, enquanto a outra carrega a gestação, permitindo que ambas participem ativamente do processo de concepção. “Uma delas é estimulada a produzir o óvulo e a outra recebe esse óvulo fecundado com o sêmen de um doador, gerando no seu útero o embrião”, explica a ginecologista obstetra Monique Novacek.  

Para quem é indicado

Por isso, o método é indicado principalmente para casais de mulheres que desejam participar de forma compartilhada na gravidez. “A mulher que doa os óvulos faz o tratamento com hormônios que estimulam a produção porque, quanto mais ela produzir, melhor é a captação. Depois de captados, os óvulos são selecionados e fecundados com o sêmen que formará o embrião. Enquanto isso, a pessoa que vai receber o embrião também é estimulada para que seu útero esteja preparado”, detalha a especialista. 

Quanto tempo dura o processo

O processo todo dura, em média, de quatro a seis semanas. O sucesso depende de diversos fatores, como a idade da parceira doadora, a qualidade dos óvulos e espermatozoides utilizados, e a saúde uterina da parceira que gestará o bebê. 

Um ponto importante é que, apesar de não fornecer o óvulo, a gestante pode influenciar nas características do bebê e moldar a sua herança epigenética – ou seja, transformar a expressão gênica sem alteração na sequência do DNA. Assim como em outros procedimentos de fertilização assistida, é essencial o acompanhamento médico especializado para garantir as melhores chances de sucesso. 

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.