Homens devem parar, ouvir e repensar comportamentos, diz Antonio Banderas

Convidada para uma festa na casa do espanhol, em Marbella, a editora de CLAUDIA divide a experiência única

De terno e gravata pretos e camisa branca, Antonio Banderas caminha pelo gramado de sua casa em Marbella, no sul da Espanha, na minha direção. É daqueles momentos em que a realidade mais se aproxima de um sonho. Os cabelos pretos e escovados que vimos nos filmes estão mais curtos e grisalhos. Aqui, não é o galã do cinema, mas o charme puro, em carne e osso.

Impossível negar, ele é um sedutor. Aos 57 anos (leonino, comemora aniversário no dia 10 deste mês), faz mais sucesso que muitos dos garotos malhados que tomaram as telas nos últimos tempos. O segredo está no olhar maduro de quem sabe o que fala e nunca dá um assunto por encerrado sem ouvir você.

A noite quente e abafada pede os trajes leves que os convidados da festa usam. La Gaviota, a mansão de paredes cor de laranja comprada nos anos 1990, é o cenário de comemoração de 20 anos de seu primeiro perfume, Diavolo (diabo em italiano). Depois dele, a marca de fragrâncias femininas e masculinas cresceu e Banderas se tornou a celebridade que mais vende perfumes no mundo.

Natural de Málaga, a uma hora dali, ele passeia entre os convidados, tira fotos, se detém mais tempo ao cruzar com as amigas e atrizes Olga Kurylenko e Paz Vega. Varia entre o espanhol e o inglês com sotaque carregado, embora ostente uma considerável carreira internacional.
José Antonio Domínguez Banderas tornou-se ator contrariando o pai, policial, e a mãe, professora. Chegou a ser preso ao se envolver com performances políticas em teatro de rua e, em 1982, foi descoberto pelo cineasta Pedro Almodóvar.

Leia mais: Como usar: 4 looks com mom jeans para se inspirar

Cerca de dez anos mais tarde, recebeu o convite para um teste em Hollywood. Não falava uma palavra em inglês, mas o produtor achou que ele fazia o tipo misterioso. Banderas diz que decorou as falas de Os Reis do Mambo por fonemas. Dali explodiu para a trajetória que conhecemos. Evita, com Madonna, A Máscara do Zorro, A Pele Que Habito e, agora, Genius: Picasso, série do canal National Geographic, que narra a vida do artista, também malaguenho.

“Todos os dias de manhã, minha mãe me levava a pé para o colégio. Quando chegávamos a uma praça, ela apontava para uma das casas e falava: ‘Ali nasceu Picasso’ ”, conta Banderas divertindo-se com o comportamento repetitivo da matriarca. “Não tínhamos muitos ídolos na Espanha, então ele virou meu herói.” A ligação forte causou medo e fez o ator rejeitar dois convites anteriores para interpretar o pintor – o primeiro deles quando tinha apenas 25 anos.

À série, entregou-se. Acordava às 2 horas da manhã e começava a maquiagem às 3. O processo durava mais de cinco horas – precisava moldar o nariz, mudar o queixo, colocar cabelo e sobrancelhas. “Eu dormia quatro horas por noite e, ao levantar para ir ao banheiro, andava como Picasso. Terminada a filmagem, levei uns dois meses até expulsá-lo do meu corpo. Olhava no espelho e enxergava aquele velho”, recorda.

Foi dali direto para o set de uma comédia com Robert Downey Júnior e, em seguida, contracenou com Penélope Cruz em Dor e Glória, de Almodóvar. “Basta ele assobiar que eu vou”, comenta sobre o diretor.

Leia mais: O vestido que Eliana usou no batizado da filha parece ter saído de um sonho

Só se afasta do cinema quando está nas aulas do curso de moda na Central Saint Martins College, faculdade em Londres. Decidiu voltar a ser aluno há dois anos, ao encantar-se com a ligação entre vestimentas e comportamentos. “O que escolhemos para usar diz ao mundo sobre nós”, explica ele, que criou uma linha de roupas.

Uma saxofonista de longos cabelos loiros e vestido prateado com fenda na perna agita os convidados da festa. Apesar do encontro para 200 pessoas ser regado a champanhe e vinho branco, Banderas bebe com parcimônia. Cuidadoso com o próprio corpo, corre e se exercita diariamente, mantém uma dieta saudável e não fuma mais.

A atenção maior com a saúde veio há um ano e meio, após o susto com um infarto. Foi a namorada, a consultora financeira Nicole Kimpel, 37 anos, quem o salvou. “Estávamos preparando o café da manhã quando senti meus braços fracos e um formigamento que subiu até o queixo. Ela colocou uma aspirina sob a minha língua.” O remédio afina o sangue, que continuou a ser bombeado, garantindo oxigênio ao coração. “Não tive sequelas e me recuperei muito rápido”, afirma ele.

“Sou um homem de sorte”, admitiu. “O encontro com a morte me deixou pensativo sobre o que interessa de verdade”, reflete. Pergunto quais são as suas prioridades. Primeiro, a filha, Stella del Carmen, 21 anos. A garota mora nos Estados Unidos com a mãe, a atriz americana Melanie Griffith. Separados depois de 19 anos de casados, Banderas diz que ela ainda é sua melhor amiga. Continua a lista citando amigos e, por fim, inclui no rol “a possibilidade maravilhosa de conhecer pessoas diferentes e curiosas”.

Sua visão sobre o mundo permite que ele enxergue o futuro com otimismo. Descarta, por exemplo, que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, consiga atrapalhar os progressos dos latinos. Também acredita na igualdade para as mulheres e defende os benefícios que isso trará. “Os homens devem parar, ouvir e repensar comportamentos. Só assim teremos um planeta melhor.” Torço para que ele esteja certo. Mas, sob a noite estrelada de Marbella, com horas contadas para que esse sonho chegue ao fim, o que resta é dançar.

Leia mais: O protocolo real que Diana boicotava – mas Kate e Meghan precisam seguir

VOTE no Prêmio CLAUDIA e escolha mulheres que se destacaram

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s