Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Por que Ana Maria Braga começou o “Mais Você” pedindo desculpas

Comentário no programa de segunda-feira, 1, gerou muitas críticas e a apresentadora fez um mea culpa

Por Da Redação 2 mar 2021, 12h03

Depois de receber uma avalanche de críticas, a apresentadora Ana Maria Braga começou o programa “Mais Você” da TV Globo com um pedido de desculpas por ter usado a expressão preconceito reverso.

Em conversa sobre o BBB21, Ana Maria – ao comentar sobre uma conversa de Lumena com Fiuk em que a sister cita branquitude em referência a Carla Diaz – disse se tratar de preconceito reverso que, segundo ela, foi entendida como racismo reverso. Por conta das críticas, a apresentadora disse ter ido atrás de mais informação.

“Muitos ativistas e pensadores da atualidade criticam o discurso do preconceito contra brancos, reforçando que a definição de racismo não se limita à cor da pele. Para esses estudiosos, racismo é um sistema de opressão e, para haver racismo, deve haver relações de poder. Negros não possuem poder institucional para serem racistas contra brancos”, disse Ana Maria.

Ao pedir desculpas, a apresentadora disse que os conflitos que estão ocorrendo na casa também são um sinal da dificuldade de entendimento do tema por parte da sociedade e celebrou a chance de aprender mais sobre o tema.

“Vamos debatendo, vamos aprendendo e chamando mais gente para essa conversa. Então, não faz sentido usar essa expressão. Eu peço desculpas e aproveito o que aconteceu como oportunidade para mais informação“, disse.

  •  

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade