Funcional thai: aula combina modalidades para perder até 1000 kcal em uma hora
A aula criada pelo ex-lutador Ery Silva mescla as técnicas de luta do muay thai e os exercícios funcionais de bola, kettlebel e fita de suspensão. Conheça o treino e prepare-se para perder algumas centenas de calorias em 60 minutos.
A aula individual custa R$ 150
Foto: Leonardo Mendonça
Como é a aula
A aula dura uma hora e mescla os chutes e socos do muay thai com exercícios funcionais de diferentes tipos: fita de suspensão, medicine ball (uma espécie bola com alça), fit ball (uma bola grande que serve para sustentar abdominais e pranchas) e kettlebel (modalidade que tem conquistado os adoradores do mundo fitness). Todos os exercícios são feitos sem intervalo para manter a frequência cardíaca em alta e aumentar o gasto calórico, que promete variar de 800 a 1000 calorias por treino – ufa!
Testamos
“Fui convidada a testar a nova aula de funcional thai da Pretorian, criada pelo ex-lutador e professor Ery Silva, e voltei para a redação bem cansada. Eu já tinha testado uma aula básica de muay thai para outra matéria e o aquecimento em ambos os treinos é pesado. Comecei a suar logo depois do alongamento por conta dos vários tipos de abdominais, polichinelos e flexões que compõem a fase de aquecimento (que também pode incluir uma minicorrida indoor). Depois, o professor nos ensinou alguns golpes iniciantes do muay thai para, então, começarmos o treino propriamente dito. Como o grupo era grande, formado por 13 jornalistas, a tentativa de alternar entre exercícios funcionais e sacos de pancada sem parar acabou não funcionando muito. Vale dizer, porém, que quem se matricula nas aulas tem tratamento personalizado e individual – suar em bicas é regra. No entanto, não consegui acompanhar o ritmo por causa da minha labirinte; me senti tonta e, já tendo em mente o meu histórico de crises, achei melhor parar. Mas posso garantir que quem conseguiu acompanhar o funcional thai até o fim eliminou várias e várias calorias.” – Melissa Vaz, repórter
Benefícios
A força e a velocidade dos movimentos ajudam a aumentar a agilidade e coordenação, além de dar uma força na melhora do condicionamento físico. Os movimentos são repetidos de 20 a 25 vezes cada um, sem intervalo, mudando só o ritmo, que varia entre um exercício mais puxado com outro mais lento. O treino trabalha o corpo todo e, acompanhado de uma dieta equilibrada, seca a gordura e deixa os músculos definidos e durinhos.
Onde encontrar
O funcional thai é ministrado com exclusividade pelo professor Ery Silva na Pretorian Gym, em São Paulo. O custo é de R$ 150 por aula individual, mas dá para reunir algumas amigas e fechar um pacote de treino em grupo.