Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Os alimentos que você deve evitar para dormir melhor

Nutricionista explica como a alimentação pode atrapalhar uma boa noite de sono

Por Jonathan Pereira
11 jul 2024, 08h00

Você sabia que sua alimentação pode estar diretamente ligada à qualidade de seu sono? Suas escolhas nas refeições interferem em como seu corpo irá lidar com a digestão na hora de dormir – e opções erradas podem fazer o descanso virar um pesadelo. Mas que alimentos você deve evitar para dormir melhor?

Alimentos ricos em gordura, como frituras e alimentos processados, chocolate e comidas muito condimentadas, podem causar indigestão e desconforto, prejudicando o sono. Seu consumo deve ser em pequenas quantidades. O chocolate contém cafeína e estimulantes como a teobromina, que podem afetar o sono, especialmente em grandes quantidades”, alerta a nutricionista Cynthia Zattera.

O que acontece com seu corpo quando você para de beber álcool
Álcool atrapalha o ciclo do sono (dima_sidelnikov/Getty Images)

Bebidas alcoólicas e cafeína devem ser evitadas. “O álcool é sedativo e faz a pessoa dormir mais depressa. Porém, logo depois de adormecer, o álcool interrompe o ciclo normal do sono. Já a cafeína necessita de bom senso em relação ao consumo, pois age sobre receptores no cérebro associados ao sono, à excitação e cognição. Diversos estudos já comprovaram que a cafeína pode prejudicar consideravelmente o sono”, alerta.

Isso não quer dizer que aquele cafezinho esteja proibido ao longo do dia. “A cafeína tem diversos benefícios à saúde, além de nos manter alerta. A recomendação é de até 3 xícaras pequenas de café por dia, antes das 15h00. Isso vale também para outras bebidas que contenham cafeína”, diz a profissional, lembrando que para o álcool “não existe uma dose mínima segura”.

Como dormir melhor

Ela conta que o ideal é que a última refeição aconteça até as 20h00 ou 3 horas antes de dormir. “Normalmente, um adulto saudável precisa dormir entre 7 e 9 horas por dia, mas tão importante quanto a quantidade de horas dormidas é a qualidade, ou seja, um sono reparador, tranquilo e sem interrupções. Se isso não ocorre regularmente, é sinal de que algo precisa ser corrigido.”

Continua após a publicidade

E quais os “melhores amigos” de uma boa noite de sono? “Os alimentos ricos em fitomelatonina, como kiwi, gojiberry, maçã, banana, tomate, morango, cereja, nozes, arroz negro, vermelho ou integral. Chás como camomila, erva-cidreira e mulungu ajudam a promover o relaxamento”, lista a nutricionista.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.